Participe da Série TAUBATEANOS

Faça contato e participe:
LUIZ ANTONIO CARDOSO - Caixa Postal nº 119 - Taubaté-SP - CEP 12010-970
e-mail:
luizantoniocardoso@gmail.com - Telefone Fixo: (12) 3025-0921 - Celular TIM (12) 8154-2177
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- - Série TAUBATEANOS - Mini-biografias de filhos e moradores de Taubaté no Terceiro Milênio
... 4 volumes lançados (182 mini-biografias) - Início: jun/2010 - o Volume 5 está em elaboração
- Série TAUBATEANOS IN MEMORIAN - Mini-biografias de filhos e moradores de Taubaté já falecidos
... o Volume 1 está em elaboração, com lançamento previsto para fev/2011
- Série O QUE DIZER DOS TAUBATEANOS - crônicas memorialistas sobre minha convivência com pessoas ligadas a Taubaté
... o Volume 1 está em elaboração, com lançamento previsto para Mar/2011
- Série TAUBATEANOS EM RETROSPECTIVA - pequenas citações de fatos importantes ocorridos com taubateanos, de inúmeras áreas, a cada ano
... o volume I - 2010, está em elaboração, com lançamento previsto para abr/2011
- OBRAS ESPARSAS - obras diversas que retratem Taubaté ou taubateanos, sem estarem dispostas numa série como as acima identificadas;
... publicamos o Discurso á Félix Guisard Filho, que proferi em 27/Out/2004.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TAUBATEANOS Volume 1 - jun/2010

Mini-biografias de filhos e moradores
de Taubaté no Terceiro Milênio

Autor - LUIZ ANTONIO CARDOSO - Edições LAC
1ª Edição - Jun/2010; 2ª Ed. - Out/2010;


----------------------------------------------------------------------------------

PREFÁCIO

Sempre achei que “prefaciar” um livro fosse coisa para gente importante. Gente que se destacou em determinada área; que representou um papel decisivo na história; gente que, enfim, tem seu nome cantado em verso e prosa... enganei-me redondamente.

Meu prezado amigo e ex-aluno Luiz Antonio Cardoso revolucionou a literatura nacional ao escolher seu professor (lá no distante ano de 1987) para fazer a apresentação deste livro que muito contribuirá para perpetuar na história de Taubaté, as lembranças de alguns de seus filhos ou moradores que “vestiram” a camisa de cidadãos e que, em muito, contribuíram (e continuam contribuindo), para o desenvolvimento e grandeza de nossa cidade.

Orgulho-me de estar listado entre grandes personalidades como Dom Antonio Affonso de Miranda, Dom Carmo João Rhoden, Cid Moreira, Hugo Di Domenico, Alfredo Barbieri, entre tantos outros e, mais ainda, pelo carinho e homenagem a mim prestada quando da escolha para prefaciar esta obra.

Este livro está longe de ser apenas uma simples compilação de biografias. Foi sua intenção “unicamente, contribuir para a história, deixando registrado para as futuras gerações, alguns nomes, que faziam a história da cidade de onde se vê a pedra grande... que atravessaram em suas atuais existências, o limiar dos milênios do calendário gregoriano”.

Espero que vocês apreciem esta leitura. Enfadonha? Jamais! Entre os nomes aqui relacionados (e outros volumes virão, com certeza) encontrarão exemplos de superação, de esforço, de perseverança, de coragem, de dedicação. Por certo encontrarão nessas páginas, conhecidos que cruzaram seu caminho (como muitos ex-alunos que aqui encontrei) ou fizeram parte de sua vida e de seu crescimento.

Manter o passado vivo é uma enorme riqueza para o futuro. E esta obra torna-se um marco na preservação da História e um alicerce seguro para futuras realizações.
Taubaté-SP, 14/Jun/2010

Prof. DIOGO VINHAS
Graduado em História e Estudos Sociais
Professor, em Taubaté, por mais de três décadas
Taubateano

----------------------------------------------------------------------------------

MENSAGEM DO AUTOR

Este livreto, que inaugura uma série sobre os taubateanos, não possui o intuito de ser completo, pois seria uma missão inconcebível. O objetivo concentra-se na idéia de prestar uma pequena homenagem ao povo da inesquecível Taubaté, terra que me viu nascer. Como seria inviável citar todos os cidadãos taubateanos, apresento, neste volume, algumas dezenas de habitantes de nossa urbe.
Taubaté viu nascer pessoas como Monteiro Lobato, dentre outros tantos ilustres personagens. Aqui veio residir Amacio Mazaropi, o grande gênio do cinema brasileiro. Tivemos, nesse solo abençoado, Felix Guisard, Epaminondas Nunes D´Avila, Artur Audrá, Gentil de Camargo Leite, Felix Guisard Filho, Cesídio Ambrogi, Emílio Amadei Beringhs, Carlos Rizzini, Pedro Costa, Emílio Winter, Anderson Fabiano, etc. Todos eles contribuíram em demasia com o povo taubateano e brasileiro, seja na literatura, no cinema, na indústria, na medicina, na religião, na política, no ensino, no comércio, na radiodifusão, no jornalismo, na agricultura, nas artes... cada um em sua área, dentro de seus conhecimentos. Porém, este livreto não prestará a merecida homenagem a esses cidadãos que glorificaram nosso passado; ficará para uma vindoura oportunidade, pois este é momento de mostrarmos quem são os taubateanos do novo milênio. Apresentamos algumas dezenas de pessoas que nasceram ou residiram em Taubaté, todos vivos neste inicio de milênio. Adotamos o critério a seguir: todos os que residiram ou mesmo trabalharam em Taubaté, independente de título outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores, ou de terem nascidos nesta cidade, poderão estar presentes nas páginas do livreto, pois emprestaram suas presenças, suas vidas, para comporem um pouco da história e da alma deste município.
Sabemos que este livreto poderá ser, para alguns, um tanto enfadonho de ler. Porém, realmente não tivemos a intenção de apresentar uma leitura agradável, como são as poesias de Geraldo de Oliveira; as histórias de Lobato ou de Camões Filho; as crônicas de Emílio Amadei Beringhs; as trovas de Dias Monteiro ou de Oscar Soares; os sonetos de Cesídio Ambrogi ou de Dom Antonio Affonso de Miranda; os haicais de Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto. Também não buscamos um livreto que se torne um best-seller. Nossa intenção é, unicamente, contribuir para com a história, deixando registrado para as futuras gerações, alguns nomes, que faziam a história da cidade de onde se vê a pedra grande... que atravessaram em suas atuais existências, o limiar dos milênios do calendário gregoriano.
Faz-se premente ressaltar que este livreto não possui a intenção de ser elitista. Serão citadas pessoas conhecidas, que por motivos profissionais ou outros diversos, costumam ter seus nomes figurando em jornais ou revistas, e outras que provavelmente nunca tiveram seus nomes impressos ou comentados em quaisquer meio de comunicação, porém, que auxiliaram a compor a alma taubateana, mesmo na simplicidade de suas vidas! Assim como o escritor Paulo Campos Azevedo fez outrora, e eu agora o faço, haverão de existir outros que, nas décadas posteriores, queiram perpetuar o momento em que vivem, registrando assim, algumas pessoas que farão parte daqueles momentos, únicos e memoráveis, nas páginas do tempo.
Resolvemos publicar nosso trabalho de documentação em pequenos livretos, de poucas páginas cada, por vários motivos, podendo ressaltar: quanto menor o conteúdo a ser lido, mais facilmente os leitores chegarão às páginas derradeiras, como comprovam diversas pesquisas; podemos fazer a documentação gradativa e ir publicando aos poucos, evitando a demora usual ao fazê-lo; e por fim, muitas pessoas possuem algo a dizer sobre o trabalho a que nos propomos, e editando pequenas edições, damos a oportunidade a várias pessoas, todas integrantes da história taubateana, de compor prefácios que trazem alegria a este autor e que torna mais agradável a leitura das páginas vindouras.
Neste Volume 1 temos a grande felicidade de ler e apresentar o prefácio do Professor Diogo Vinhas, que no ano de 1987, foi meu professor de história, na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau “Professora Judith Campista César”, na Vila São Geraldo, em Taubaté. A história, que é o motivo maior da documentação que ora inicio, neste momento, tendo se passado mais de duas décadas, une professor e aluno. Professor agora aposentado, mas que plantou em corações juvenis a importância do cultivo da história... aposentado, sim, mas que ainda ensina, não mais em salas de aula como outrora, isso é verdade, mas no dia-a-dia, com aqueles que têm a oportunidade de conviver com ele... aluno agora distante da velha escola dos dias idos, mas que sofre e se alegra com os ensinamentos da escola da vida e que nunca se esquece daqueles que, um dia, proporcionaram subsídios para que ele construísse seu alicerce de saber... muito obrigado, Prof. Diogo!
Obrigado eventuais leitores e leitoras... obrigado a todos o que são, neste momento, citados... documentados, em prol da História de Taubaté!

LUIZ ANTONIO CARDOSO

-----------------------------------------------------------------------------------

ALESSANDRO FERREIRA
Nome artístico de Alessandro Ferreira dos Santos, nascido aos 06 de fevereiro de 1982, em Tremembé-SP, tendo residido em Taubaté de 1982 a 2006, estando atualmente em Curitiba-PR. Estudou Artes Cênicas, na Faculdade de Artes do Paraná. Foi Monitor e recreador, articulista, repórter e apresentar da TV Cidade; Atuante no teatro é ator, produtor de peças e professor de Artes Cênicas, contando com diversas premiações como ator e maquiador.

ALESSANDRO NUNES FERIOTTO PIRES
Nascido aos 20 de agosto de 1971, em Ilha Solteira-SP, residiu em Taubaté de 1978 a 2003 (atualmente em Pindamonhangaba-SP). É Licenciado em Física, pela Universidade de Taubaté (1994), cursando atualmente Engenharia Aeronáutica. Professor de Física, Matemática e Química, tendo ministrado aulas em instituições de ensino públicas e privadas de Taubaté; Escrevente Técnico Judiciário, desde 1993, exercendo suas funções junto ao Fórum Criminal de Taubaté. Foi membro da União dos Escoteiros do Brasil - Grupo Amizade e do Grupo de Acólitos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila São Geraldo, em Taubaté. Astrônomo amador, foi co-fundador da Associação Taubateana de Astronomia (1996), sendo, na época, o 2º Secretário.

ALESSANDRO PEREIRA
Nome artístico de Alessandro Pereira da Silva, nascido aos 27 de janeiro de 1975, em Taubaté, tendo residido em São Paulo-SP de 2001 a 2009. É Bacharel (2003) e Mestre (2005) em Violão pela UNESP. Professor de Violão na Escola “Maestro Fêgo Camargo” de Taubaté; solista, camerista e palestrante. Possui várias premiações em concursos nacionais de violão, como os primeiros lugares no Concurso “Heitor Villa-Lobos - Tarde da Juventude” (1995) e no Concurso “Souza Lima” (1996). Idealizador de diversos encontros e festivais de Violão em Taubaté.

ALEXSANDER COSTA
Nascido aos 18 de janeiro de 1977, em Taubaté. Engenheiro Mecânico, com ênfase em Mecatrônica, formado pela Universidade de Taubaté (1999); Mestre em Ciências Exatas, pelo ITA de São José dos Campos (2003); Doutorando em Ciências Exatas (ITA). É Professor de ensino médio do Governo do Estado, e universitário, ministrando aulas atualmente no ITES. Enxadrista, participou de várias competições e integrou diversas equipes, como as de Taubaté, Pindamonhangaba-SP, Roseira-SP e Campos do Jordão-SP. Foi membro do Grupo de Acólitos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila São Geraldo, em Taubaté, sendo católico atuante.

ALEX VINICIUS SIQUEIRA MACHADO
Nascido aos 07 de junho de 1976, em Jacareí-SP. É Técnico em Processamento de Dados, pelo Colégio IDESA (1993) e em Segurança do Trabalho, pelo SENAC; Licenciado em Educação Física, pela Universidade de Taubaté (1999). Amante dos esportes, foi professor em academias de musculação e ginástica, tendo disputado os jogos regionais nas modalidades basquete (Taubaté) e xadrez (Roseira-SP).. Atualmente trabalha na empresa Volkswagem de Taubaté.

ALFREDO BARBIERI
Nascido aos 24 de abril de 1932 em São Paulo-SP. Licenciado em Neo-latinas; Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em Pedagogia e em Filosofia; Especializado em Literatura Brasileira. Professor dos ensinos fundamental, médio e universitário, exerceu vários cargos na Universidade de Taubaté, destacando-se: Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Letras (1972/76); Pró-Reitor de Graduação (1981); Membro do Conselho Universitário (1988/92). Cronista, trovador, hacaísta, sonetista e poeta premiado. Membro efetivo, dentre outras, da Academia Taubateana de Letras.

ANA CAROLINA FUSCALDO
Nascida aos 22 de maio de 1976, em Curitiba-PR, residiu em Taubaté (Parque Mauá) de dezembro de 1987 a julho de 1992, morando atualmente em Votuporanga-SP. É graduada em Administração de Empresas (1998), e é Funcionária Pública Federal, ocupando o cargo de Técnico do Seguro Social.

ANDRÉ LUÍS DOMICIANO
Nascido aos 16 de outubro de 1978, em Diadema-SP, trabalha em Taubaté desde 2001, residindo em Tremembé. É Técnico em Proc. de Dados (1998), foi instalador de equipamentos de Segurança (1999/2001) e atualmente é Funcionário Público Estadual (desde 2001), exercendo suas funções junto a Sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral. Participou da Renovação Carismática Católica em Mongaguá-SP; participa de atividades esportivas na Associação de Moradores do Jaraguá, e coordena projetos de Futebol em seu serviço. Considera-se taubateano, pela fácil adaptação nesta cidade.

ANDRÉ SIMÃO
Nascido aos 15 de fevereiro de 1980, em Taubaté. Técnico em Violão pela Escola “Maestro Fêgo Camargo” (1997); Bacharel em Música-Violão, pela Universidade de São Paulo (2003); cursa pós-graduação em Augsburg, na Alemanha. Violonista, professor, percorre o país desde 1996, como concertista. Lançou o CD "André Simão - Recital” (2007). Conquistou vários prêmios nacionais, como os primeiros lugares nos concursos de violão “Souza Lima” (1998), “Intérpretes de Dilermando Reis” (2003), “Villa-Lobos” (2004) e “Nabor Pires Camargo” (2007). Grande apreciador da cultura geral, é freqüentador de museus e concertos em capitais brasileiras e países europeus.

ANGELO RUBIM
Nascido aos 22 de março de 1984, em São Paulo-SP, reside em Taubaté desde 1987. Licenciado em História, pela Universidade de Taubaté (2008), conta com premiações e moções sobre seu trabalho em prol da memória de nossa terra, como o 1º lugar de "Fluxos e refluxos do proc. de abolição da escravatura em Taubaté: o impulso do café" (co-autoria com Fabiana Cabral Pazzine), no Simpósio de História do Vale do Paraíba (Cruzeiro-SP - 2006). Criador do Almanaque Urupês, excelente portal sobre a história de Taubaté, tem artigos publicados, atuou em peças teatrais e é pesquisador de teoria política.

Dom ANTONIO AFFONSO DE MIRANDA, SDN
Nascido aos 14 de abril de 1920, em Cipotânea-MG. É Filósofo (1941), Teólogo (1945), Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (1969). Na Igreja Católica, foi ordenado sacerdote em 1945 e Bispo em 1971; Foi Reitor de Seminário Menor (1949/52); Superior Geral do Instituto dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (1962/64); Pároco de Dores do Indaiá-MG (1965/71); Bispo de Lorena-SP (1972/77); Administrador Apostólico de Campanha-MG (1977/81); Bispo de Taubaté (1981/96); Membro da Comissão Representativa do Sul-1, da CNBB; Conselheiro da Universidade Católica de São Paulo; Delegado à Conferência de Puebla (1979). Publicou infindos artigos e dezenas de livros doutrinários; Jornalista, Diretor do Jornal “O Lábaro”; Escritor premiado, poeta, cronista, contista, biógrafo, trovador e sonetista. Membro efetivo da Academia Taubateana de Letras; Bispo Emérito de Taubaté e membro da UBT – União Brasileira de Trovadores – Seção de Tremembé-SP.

ANTONIO ANGELO MARIANO FILIPPINI
Nascido aos 21 de fevereiro de 1959, em Campos do Jordão-SP. É Técnico em Edificações; Formado em Engenharia Civil, pela Universidade de Taubaté (1984) e Administração de Empresas (1994). É Engenheiro Fiscal de Obras do Metrô de São Paulo-SP. Coordenador das pastorais sociais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Vila São Geraldo, em Taubaté; Diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado/SP - Seção Taubaté; membro fundador do GECA (Grupo ecológico) e do Grupo Escoteiro Amizade. Foi Vereador em Taubaté (2005/08), tendo recebido o reconhecimento de diversas instituições, pelos bons serviços prestados e pela sua séria fiscalização do Poder Executivo de Taubaté.

ANTONIO DUTRA DE LIMA - Toninho
Nascido aos 24 de janeiro de 1950, em Paraisópolis-MG, veio para Taubaté em 1965. Com vasta experiência no comércio, trabalhou em São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG, Montes Claros-MG e Taubaté, onde teve um bar, um trailer, foi distribuidor atacadista, e um bem freqüentado carrinho de lanches no Jardim Califórnia. Criou, foi técnico e jogador da Equipe de Futebol “Foguinho”, que nos anos 1970/72, sagrou-se campeã de um torneio e de um campeonato na cidade e disputou amistosos pelo Vale do Paraíba. Atualmente é membro da Equipe de Liturgia da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Vila São Geraldo, em Taubaté e torcedor da Associação Esportiva Vila São Geraldo.

BENEDITO MARCELO BRANDÃO
Nascido aos 28 de outubro de 1974, em Taubaté. Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade de Taubaté (2001). Trabalhou no Hospital Universitário de Taubaté, de 1996 a 2002 e é Funcionário Público Estadual desde 2002. Tem como hobby a prática de esportes como o ciclismo e a musculação. É vegetariano e contribui com sociedades protetoras dos animais. Pertenceu ao Grupo de Acólitos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila São Geraldo, em Taubaté.

BIANCA SANTOS
Nascida aos 23 de agosto de 1984, em Caçapava-SP, reside em Taubaté desde 2005. Licenciada em Educação Física (2007). É Professora de ginástica nas academias “Tayiô” e “Ophicina do Corpo”. Espírita, em momentos de lazer assiste a filmes e seriados; ama música. Ressalta que “adora Taubaté, que é uma cidade ótima para morar e trabalhar, tendo um povo carismático, trabalhador e humilde”.

CAMILA SANTOS LESCURA
Nascida aos 09 de outubro de 1980, em Taubaté. Licenciada em Arte-Educação (2008). Atriz, poetisa, ativista cultural e autora de peças para o teatro, tendo integrado algumas companhias teatrais de Taubaté. Foi funcionária pública municipal, em Taubaté, no Parque do Itaim, tendo representado a Dona Benta - personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo. Foi vencedora da fase municipal do Mapa Cultural Paulista, no ano de 2009, em Taubaté, na categoria poesia.

CAMÕES FILHO
Nome literário de Camões Ribeiro do Couto Filho, nascido aos 08 de dezembro de 1949, em Taubaté. Radialista e Jornalista Profissional, com centenas de artigos e reportagens, tendo trabalhado, dentro outros, no Jornal “O Estado de São Paulo”. É Escritor, poeta, romancista, cronista, contista, trovador, ensaísta, e escritor infanto-juvenil, possuindo mais de uma centena de premiações literárias, sendo muitos em primeiro lugar. Publicou seis livros, destacando-se o “Canto do Vento” (livro-reportagem) e “Sassafraz” (romance). Membro-fundador da Academia Taubateana de Letras.

Dom CARMO JOÃO RHODEN, SCJ
Nascido aos 16 de maio de 1939, em São José do Inhacorá-RS. Filósofo; Teólogo, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma – Itália (1967); Especializado em Moral, pela Alfonsianum, de Roma. Na Igreja Católica foi ordenado sacerdote em 1966 e bispo em 1996; Professor no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté (1970/72); Vigário Paroquial em Joinville-SC (1973/78); Diretor Espiritual no Convento Sagrado Coração de Jesus de Brusque-SC (1979/84); Superior da Comunidade Religiosa em Brusque-SC (1981/84); Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Joinville-SC (1985/94), e São Luiz Gonzaga em Brusque-SC (1994/96); Presidente do Sub-Regional Sul 1; Assessor Episcopal da OSIB e Conselheiro dos Presbíteros Sul-1.

CID MOREIRA
Nascido aos 29 de setembro de 1927, em Taubaté. Iniciou a carreira na Rádio Difusora de Taubaté (1945), depois Rádio Bandeirantes de São Paulo-SP, tendo se transferido para o Rio de Janeiro-RJ, onde realizou diversos trabalhos em rádios, noticiários e cinema, como ator e narrador. Na Rede Globo apresentou o Jornal Nacional (1969 a 1996) e o "Fantástico", desde 1973. Gravou CD´s bíblicos, que ultrapassaram o número de trinta milhões de cópias vendidas.

CLÁUDIA LEITE
Nascida aos 10 de outubro de 1975, em Taubaté. Professora, com licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Taubaté (2001); Pós-Graduada em Biologia Marinha pela Universidade de Taubaté (2007). É espírita, poetisa, e se divide em atividades como teatro, música, leitura, natação, hidroginástica e caminhada.

CLÁUDIO DE MORAIS
Nascido aos 26 de janeiro de 1954, em Taubaté. É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Taubaté (1983). Funcionário Público Estadual desde 1978, tendo exercido cargos diretivos na Casa de Custódia de Taubaté e Casa de Detenção de São Paulo-SP, trabalhando atualmente na Sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral. Membro do Panatlhon Club Taubaté, onde exerceu a Diretoria de Eventos (2007/09). Pertenceu a Delegacia de Roseira-SP da UBT – União Brasileira de Trovadores (2006/2008), a Delegacia de Tremembé-SP da UBT (2008/2009) e atualmente é membro da UBT - Seção de Tremembé, sendo o Vice-Presidente de Administração (2009/2010), tendo já atuado como Presidente em exercício. É ex-Presidente (1976/77), ex-Tesoureiro e atual Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Esportiva Vila São Geraldo, estando há mais de trinta anos na direção, de forma ininterrupta. Trovador, poeta e historiador, publicou o livro “Nossa Vila São Geraldo – Histórias e estórias” (2008), e o “Garra e Dedicação ao Esporte Amador – História e estórias da A. E. Vila São Geraldo” (2010), tendo outros no prelo aguardando publicação.

CLÁUDIO PENA
Considerara-se um bardo, personagem arquétipo que, mambembe, pelas ruas de Taubaté e região, já vendeu milhares de exemplares de livros de poesias (publicou cinco) e de contos (três publicados). Artista Plástico, medalha de ouro no Salão da Mulher (Taubaté - 1997). Teatrólogo, criador e diretor do Grupo “Zarzuela”. Trabalha com bonsai, aplicando técnicas japonesas em plantas nativas da região, como a pitanga e a jabuticaba.

CLEBBER BIANCHI
Nascido aos 13 de abril de 1982, em Guarulhos-SP, reside em Taubaté desde 2005. Amante das Letras, é líder estudantil, tendo sido Presidente do CA do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté. Trabalha como Gerente de Segurança; Foi Catequista (1996/97). Escritor, publicou contos e poesias em diversas coletâneas, e é idealizador e organizador da 1ª Mostra de Curta-Metragem da Universidade de Taubaté (2008).

CLEONIR NASCIMENTO PEREIRA
Nascido aos 24 de julho de 1954, em Nova Iguaçu-RJ, reside em Taubaté desde 1973. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade de Taubaté (1981). Funcionário Público Estadual desde 1986, no cargo de Técnico de Arrecadação Tributária. Espírita Kardecista. Membro de academias, centros de estudos, clubes, federações e institutos, nas áreas de letras, filosofia, heráldica, genealogia, cultura, história, geografia, xadrez, ufologia, religiosidade e política. Fundador e Presidente do GEUML - Grupo de Estudos Ufológicos “Monteiro Lobato”, em Taubaté. Divulgador, professor, árbitro e organizador de competições de xadrez e de damas. Filiado ao PSDB de Taubaté. Escritor premiado, participou de coletâneas e publicou o livro de poesias “Amor & Paz” (1989), na 4ª edição. Promoveu encontros em 1998/99 para congregar escritores para a fundação da Academia Taubateana de Letras, trabalho árduo e de grande amor à causa, e que até o momento não foi devidamente reconhecido.

DANIEL SANTOS HANDEBOL TAUBATÉ
Nascido aos 10 de maio de 1979, em Taubaté. É Licenciado em Educação Física pela Universidade de Taubaté (2004); Pós-Graduado em Administração e Marketing Esportivo (2008); Funcionário Público Municipal desde 2002, atua como Professor e Técnico de Handebol; Coordenador de Handebol e Responsável pelo Núcleo Quadra Viva CECAP. Tem vários títulos no handebol (Equipe Adulta Masculina), destacando-se, como jogador: Jogos Abertos (2005); e como Assistente Técnico: Regionais (2004) e Liga Paulista (2005); e várias segundas e terceiras colocações em certames locais e estaduais, com equipes juvenis, cadetes e adultas (masculino e feminino), como Técnico e Assistente Técnico.

DARCY BANDEIRANTE AZEVEDO COSTA
Nascida aos 17 de setembro de 1938, em Taubaté. Mestranda em Lingüística Aplicada. Vasta experiência como Professora de Língua e Literatura Portuguesa (ensinos fundamental, médio e universitário). É Redatora do Jornal “O Mensageiro”, do Centro de Convivência da Terceira Idade “Mensageiros da Amizade”, tendo sido Diretora de Relações Públicas daquele órgão e atual Presidenta. Escritora, poetisa e trovadora, interprete vocal e atriz, tendo lançado um livro de poesias, um CD (com participações em vários outros), e atuado em peças teatrais. Membro efetivo da Academia Taubateana de Letras.

DARWIN RONCONI
Nascido aos 06 de dezembro de 1973, em Taubaté. Bacharel em Música, habilitação em Instrumento Órgão de Tubos pela UNESP (1999); Bacharel em Música, Téc. Interpretativas – Instrumento Cravo, pela Universidade de Campinas (2002); Mestre em Musicologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006); Organista Titular da Catedral de São Francisco - Taubaté (1993/2003). Coordenador Musical do Curso de Extensão Universitária "Barroco Memória Viva", da UNESP (1996/2003). Presbiteriano, concertista e Professor Universitário.

DAVID JOSÉ DO AMARAL
Nascido aos 12 de julho de 1983, em Taubaté. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Taubaté (2005), Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, foi Assistente Administrativo (2001/07) e é Coordenador do Grupo de Teatro RenovArt. Funcionário Público Estadual, é Assistente Técnico de Direção I, da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, desde 2007.

DIOGO ANTONIO VIEIRA VINHAS
Nascido aos 24 de julho de 1950, em Taubaté. Graduado em História (1971) e Estudos Sociais (1974). Mais de três décadas como Professor, 22 anos somente na Escola Estadual "Profª. Judith Campista César" (1984/2005), onde deixou grandes saudades entre seus alunos. Vicentino, exerceu diversas funções diretivas; organizou festivais; escreveu artigos; dirigiu a primeira Escola Frederico Ozanam (1981). Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, coordenou a respectiva Pastoral; Membro de conselhos; Palestrante; Editor; Participou de diversas provas pedestres, como a famosa São Silvestre (2006); Artista Plástico; Membro atual da Equipe de Liturgia (Missa-Criança) e Pastoral do Canto de sua paróquia.

DIONÍSIO LEITE DA COSTA
Nascido em Salto Grande-SP, aos 21 de julho de 1938. Formado em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1963); Filosofia (1972); Direito, pela Universidade de Taubaté (1973); conta com várias especializações; Mestre em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atuou nas áreas de serviço social, administração, educação, advocacia, destacando-se na Universidade de Taubaté, como Chefe de Departamento (Serviço Social - 1976; 1984/85 e Ciências Jurídicas – 1993/94) e Assessor da Reitoria (1996/98). Atual Coordenador da Escola Superior de Advocacia da 18ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil / São Paulo. Professor em diversas instituições. Fundador da Sociedade de Amigos e Moradores da Vila São Geraldo e Regiões Adjacentes (1996), tendo participado como Conselheiro. Com grande atuação social, é membro do Panatlhon Club Taubaté, sendo atualmente seu Vice-Presidente (2008/2009 e 2010/2011), e de diversos conselhos, comitês e comissões. Pertenceu a Delegacia de Tremembé-SP da UBT (2008/2009) e atualmente é membro da UBT - Seção de Tremembé, sendo o Vice-Presidente do Conselho Municipal (2009/2010).

EDUARDO CABRAL DE VASCONCELLOS
Nascido aos 19 de maio de 1970, em Taubaté, alterna seus dias entre sua cidade natal (finais de semana e feriados) e São Paulo-SP (dias úteis). Bacharel em Música – Guitarra (2003). Funcionário Público Estadual desde 1990, exercendo atualmente a função de Assistente Técnico da Fazenda Estadual II. Guitarrista da banda “A LATA PRETA”, lançou o CD independente intitulado "Searching For Eternal Life (1998)" – (Banda: N.O.T.).

ELAINE RODRIGUES BUENO
Nascida aos 29 de janeiro de 1980, em Taubaté. Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Taubaté (2006). Exerceu a função de Auxiliar Administrativo, da Academia Taubateana de Letras. É vicentina desde 1995, tendo sido Coordenadora do Departamento de Comunicação e Marketing do Conselho Central de Taubaté, presidente de sua conferência, membro da diretoria das Casas Pias de Taubaté, dentre outras funções. Participa de atividades voltadas ao Terceiro Setor, no ramo da Comunicação Social. Pertenceu a Delegacia de Tremembé-SP da UBT (2008/2009) e atualmente é membro da UBT - Seção de Tremembé, sendo a Vice-Presidente de Relações Públicas (2009/2010).

ELISANGELA SANTOS CAVALHEIRO
Nascida aos 23 de março de 1979, em Guaratinguetá-SP. Graduada em Jornalismo. Secretária Paroquial e Diagramadora, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Vila São Geraldo, em Taubaté, desde 1998. Diagramadora do Jornal Areópago, da Faculdade Dehoniana. Vasta atuação na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, foi Coordenadora dos Grupos: “Adolescentes Caminho Aberto” (1993/96), “Jovens Renascer” (1996/98); “Pastoral da Juventude” (1997/2000). Foi Secretária Diocesana da Pastoral da Juventude e missionária no Grupo Missão Dehoniana Juvenil – MDJ (1997/2007), nas cidades de Formiga-MG, Juara-MT e Taubaté (Paróquia da Estiva).

ELSON RODRIGUES DA PAIXÃO JÚNIOR
Nascido aos 10 de janeiro de 1969, em Taubaté. Tecnólogo em Processamento de Dados formado pela Universidade de Taubaté (1989) e Licenciado (UNIMEP) em Proc. Dados (1989), é Professor de Informática, com vasta experiência, tendo ministrado aulas na DATAPRO (1989), Suporte Informática (1992), ENTEC (1990/97), COTET (1998/2002), Objetivo Júnior (2001/02), atualmente no Colégio UNITAU (desde 2006) e no Centro Paula Souza (desde 2003). Membro do Movimento Gnóstico Cristão Universal do Brasil na Nova Ordem. É poeta e violinista, tendo participado de alguns quartetos de cordas, com diversas apresentações.

FABIANA CABRAL PAZZINE
Nascida aos 29 de abril de 1986, em Taubaté. Licenciada em História, pela Universidade de Taubaté, foi estagiária de paleografia no Arquivo Histórico “Dr. Félix Guisard Filho” de Taubaté. Possui diversos artigos, trabalhos e resumos publicados em anais de congressos. Obteve premiação com o trabalho "Fluxos e refluxos do processo de abolição da escravatura em Taubaté: o impulso do café" (co-autoria com Ângelo Rubim), no Simpósio de História do Vale do Paraíba (Cruzeiro-SP - 2006). Integra a Equipe do excelente “Almanaque Urupês”, portal que retrata, na internet, nossa terra com riqueza de detalhes.

FÁBIO BRANDÃO MARTINS
Nascido aos 30 de janeiro de 1968, em Porto Alegre-RS, morou em Taubaté, de meados da década de oitenta até 1998. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Taubaté (1995). Funcionário Público Estadual desde 1989, exerceu diversas funções, sendo o Diretor Geral do primeiro Centro de Detenção Provisória criado no país, no Município de Osasco-SP (2000 a 2001). Atual Diretor Técnico III (Diretor Geral) da Penitenciária II de Potim-SP, estando há mais de uma década à frente de uma unidade prisional, o que é raríssimo em nossos dias. É grande amante da cultura geral, enxadrista, poeta e já se dedicou, quando estudante, ao teatro.

FELIPE BARBOSA
Nome artístico de Felipe Barbosa da Silva, nascido aos 09 de agosto de 1986, em Taubaté. Violonista, é concertista em saraus e eventos em Taubaté. Foi Professor de Violão no Projeto “Escola da Família” e no Projeto de inclusão social de música “Guri”. Membro julgador no 2º Concurso Literário “Poetas do Vale” (2006). Apresenta-se, como violonista em diversas cidades do Brasil.

FRANCISCO DAS CHAGAS BRANDÃO NETO
Nascido aos 15 de julho de 1937, em Taubaté. Foi Funcionário Público Municipal, aposentando-se em 1993, na época prestando serviços na Junta de Serviço Militar. É grande cultivador do hábito da leitura, escrevendo artigos e crônicas. Foi homenageado, por duas vezes (1988 e 1989) pela 4ª Circunscrição de Serviço Militar, como reconhecimento aos relevantes e meritórios serviços prestados ao Serviço Militar. Em 1992, o requerimento do então Vereador, Sr. Guido Salles, homenageando-o como servidor público exemplar, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Taubaté.

GABINO, O Poeta Cantador do Vale
Nome Artístico de Estevão Gabino Garcia Pallares, nascido aos 29 de novembro de 1970, em São Paulo-SP. Bacharel em Música, pela FAMUSC de Pindamonhangaba (1998); Direito, pela FMU; Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior (2000); cursou a Universidade Livre de Música “Tom Jobim” (ULM) onde fundou a Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Produtor Cultural e Empresário; Diretor e Apresentador de Televisão; Músico, Compositor e Cantor; Intérprete e Instrumentista, Violeiro Caipira e Violonista Erudito e Popular, Colunista da Imprensa Escrita e Falada, Produtor Rural. Membro-correspondente da Academia Pindamonhangabense de Letras.

GERDINALDO QUICHABA COSTA
Nascido aos 18 de janeiro de 1974, em Jacareí-SP, veio para Taubaté ainda pequeno, permanecendo até 1998. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Taubaté (1998); Pós-Graduado em Direito Processual Civil (2004); Mestre em Filosofia do Direito e Teoria do Estado (2008). Funcionário Público Estadual desde 1994, ocupa o cargo de Juiz de Direito, desde 2003, atualmente na Comarca de Americana-SP (tendo passado por Santo André-SP, Rosana-SP, Monte Alto-SP e Tupã-SP). Professor Universitário desde 2004. Idealizador do Grupo de Ação dos Juízes das Varas de Execuções Criminais – GRAVEC. Foi, antes de ser magistrado paulista, Delegado de Polícia (2002/2003) na Zona Leste do Município de São Paulo, Escrevente Técnico Judiciário (1998/2003) em Mogi das cruzes, Guarulhos e São Paulo, Auxiliar Judiciário (1997/1998) em Pindamonhangaba, e Agente de Segurança Penitenciária (1994/1997) em Tremembé. Foi co-fundador da Associação Taubateana de Astronomia (1996), sendo, na época, o 1º Secretário e da Sociedade de Amigos e Moradores da Vila São Geraldo e Regiões Adjacentes (1996), sendo também seu 1º Secretário.

GIVA DA ROCHA
Nascida em Taubaté, num dia 11 de outubro, reside em São Paulo-SP. Licenciada em Letras, foi Professora de português e inglês. Funcionária Pública Estadual aposentada. Poetisa, trovadora, sonetista, cantora e compositora (MPB). Membro da União Brasileira de Trovadores - Seção São Paulo-SP; prepara para lançamento o livro “Vivências em prosa e verso – VPV”. Idealizadora e coordenadora do Grupo GIVA (Grupo Integrado para a valorização da arte). É pessoa alegre, gosta das artes e é uma Testemunha Cristã de Jeová.

GUSTAVO TESTA FERNANDES
Nascido aos 09 de fevereiro de 1975, em Taubaté. Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté (1998). Funcionário Público Estadual desde 1994, tendo sido Diretor (Geral) da Penitenciária I de São Vicente-SP e atualmente Diretor Técnico III (Geral) da Penitenciária I de Potim-SP. Freqüentador das missas dominicais na Catedral de Taubaté e ativo participante e torcedor do E.C. XV de Novembro do Chafariz e da Escola de Samba “Acadêmicos do Chafariz”. Declara que, bebeu várias vezes da água da Bica do Bugre, e que, conforme a lenda, nunca abandonará sua gloriosa terra natal.

HARE ARKA ARKA HARE
Pseudônimo de Edison Raymundo, nascido aos 17 de maio de 1961, em São Paulo-SP, reside em Taubaté desde 1987. Viveu em comunidade Hare krishna (1980/85). Artista completo atua na: literatura (poeta, cronista e contista), teatro (dramaturgo), música (compositor e cantor), artes plásticas (colagens e pintura sul-realista); dança (seguidor da escola gestual espontânea, de Isadora Duncan). Utiliza-se da arte para divulgar a filosofia védica, vendendo incensos, fanzines e livros de autoria própria.

HELLEN MACIAS DIAS
Nascida aos 09 de novembro de 1977, em Taubaté. Psicóloga, formada pela Universidade de Taubaté (2001). Pós-Graduada em Educação Infantil (2007). Atua como Psicóloga Clínica e Professora de Educação Infantil, estando sempre envolvida com voluntariado. Foi Educadora Profissional do Projeto Escola da Família na E. E. “Profª. Judith Campista César”, onde deixou muitas saudades e amigos. Declara sempre o amor que possui por Taubaté e seu povo.

HUGO DI DOMÊNICO
Nascido aos 04 de agosto de 1914, em Lorena-SP, reside em Taubaté desde 1937. Médico, formado no Rio de Janeiro (1936), ocupou diversos cargos na cidade, destacando-se: Diretor Clínico do Hospital Santa Isabel de Clínicas; Diretor do Hospital Universitário; Professor Universitário; Presidente da Banca Examinadora em exames vestibulares; Diretor do Centro de Saúde; Delegado de Saúde; Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal. Foi membro e fundador de diversas instituições culturais, como: Clube dos 21 Irmãos Amigos de Taubaté; Pronaos de Taubaté da Ordem Rosacruz – AMORC. Recebeu, da Câmara Municipal de Taubaté, o título de Cidadão Taubateano (1982). Escritor premiado, com diversos livros publicados, é poeta, sonetista, trovador, cronista, orador e ensaísta. Indianista e poliglota, é especialista, dentre outros, no idioma tupi, com várias publicações sobre o tema e um Dicionário Completo da língua, publicado recentemente. Membro efetivo da Academia Taubateana de Letras e da UBT – União Brasileira de Trovadores – Seção de Taubaté-SP.

HUMBERTO SANTIAGO DE SOUZA
Nascido aos 02 de junho de 1975, em Pindamonhangaba-SP. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas, pelas Faculdades Associadas de São Paulo-SP (2003). Após atuar em cargos diversificados (a maioria deles em Taubaté), trabalha na WA Consultoria, desde 1999, como Arquiteto de Software.

IATAN JOUBERT MASCARENHAS DO CARMO
Nascido em São Paulo-SP, aos 23 de julho de 1969, reside em Taubaté desde 1987. Funcionário Público Estadual desde 2002, busca conhecer os problemas de sua região, discutindo-os e exercendo com consciência e cidadania o direito ao voto. Foi co-fundador da Sociedade de Amigos e Moradores da Vila São Geraldo e Regiões Adjacentes (1996), sendo na época o 2º Secretário

ISABELITA MARIA CROSARIOL
Nascida aos 13 de agosto de 1981, em Taubaté. Licenciada em Letras (2003) e Especialista em Literatura (2006); Mestranda em Letras – Est. Literatura (PUC-Rio); Professora da rede estadual, lecionou em escolas de idiomas, cursos pré-vestibulares e pré-militares, tendo substituído aulas e ministrado mini-cursos na PUC-Rio (2007). Adora realizar passeios culturais (teatros, cinemas, congressos, exposições, concertos e apresentações musicais), ler e caminhar. Possui artigos publicados referente às obras literárias contemporâneas dos países de Língua Portuguesa, em revistas da PUC-Rio e Mackenzie.

JOÃO D´OLYVEIRA
Nome artístico de João de Oliveira, nascido aos 20 de abril de 1960, em Taubaté–SP. Graduado em Letras, pela Universidade de Taubaté (1984) e Pedagogia, pela Universidade de Guarulhos (1995); Especialista em Língua Portuguesa, pela UNITAU (1991) E em Artes Cênicas (FPA-2009); Mestre em Comunicação Contemporânea (UAM-2010); Professor carismático, de grande cultura e amigo de seus alunos, desde 1981, em diversas escolas de Taubaté, atualmente na Faculdade Santa Cecília de Pindamonhangaba-SP e Universidade de Taubaté (onde atua como Assessor de Gabinete da Reitoria). Autor (dramaturgo, poeta, compositor, letrista e roteirista), ator, diretor teatral e artístico, consultor de edição e de revisão de textos, supervisor de produção, tem vasta experiência em cinema e teatro. Premiado em poesia, teatro e como professor. Membro fundador, em 1980, do Grupo Teatral Geminimagia – Teatro & Cia., em Taubaté.

JOEL ABDALA
Nascido aos 23 de abril de 1946, em Cruzeiro-SP. Graduado em Letras com habilitação para a Língua Inglesa (1972) e em Pedagogia (1983); Especializado em Língua Portuguesa (1991); Mestre em Lingüística Aplicada (2002). Foi Professor do Governo do Estado, Diretor de Escola e atualmente Professor Universitário, tendo sido Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté. Poeta, membro efetivo da Academia Taubateana de Letras.

JOEL HIRENALDO BARBIERI
Nascido aos 10 de janeiro de 1938, em Taubaté-SP. Bacharel Ciências Jurídicas e Sociais (1972) e Licenciado em Letras (1973). Membro efetivo da Academia Taubateana de Letras, correspondente da Academia Cachoeirense de Letras - ES (2005) e titular da Sociedade Mineira dos Poetas Vivos e Afins (2006). Premiado em concursos literários regionais e nacionais. Colunista do jornal “A Gazeta da Estiva”, participa de coletâneas e revistas literárias. Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, desde 1997.

JOFFRE NETO
Nascido aos 12 de fevereiro de 1961 em Cachoeira Paulista-SP, reside em Taubaté desde 1974. Engenheiro Eletrônico, pela EFEI-MG; Mestre em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo; Doutorando em Ciência Política na Universidade de Aveiro, em Portugal. Atuou nas áreas de direção, ensino universitário e política, exercendo dois mandatos como Vereador em Taubaté (1997/2000 e 2001/2004), tendo sido Presidente da Câmara Municipal (2004). Autor do livro “Câmaras Municipais no Brasil – Ascensão e Declínio” e co-autor de “Reforma Política e Cidadania”. Católico, é militante da Pastoral de Fé e Política.

Um comentário:

Renée disse...

Por Favor, Como eu posso entrar em contato com a Associação Taubateana de Astronomia?
Obrigada,
Renee