Participe da Série TAUBATEANOS

Faça contato e participe:
LUIZ ANTONIO CARDOSO - Caixa Postal nº 119 - Taubaté-SP - CEP 12010-970
e-mail:
luizantoniocardoso@gmail.com - Telefone Fixo: (12) 3025-0921 - Celular TIM (12) 8154-2177
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- - Série TAUBATEANOS - Mini-biografias de filhos e moradores de Taubaté no Terceiro Milênio
... 4 volumes lançados (182 mini-biografias) - Início: jun/2010 - o Volume 5 está em elaboração
- Série TAUBATEANOS IN MEMORIAN - Mini-biografias de filhos e moradores de Taubaté já falecidos
... o Volume 1 está em elaboração, com lançamento previsto para fev/2011
- Série O QUE DIZER DOS TAUBATEANOS - crônicas memorialistas sobre minha convivência com pessoas ligadas a Taubaté
... o Volume 1 está em elaboração, com lançamento previsto para Mar/2011
- Série TAUBATEANOS EM RETROSPECTIVA - pequenas citações de fatos importantes ocorridos com taubateanos, de inúmeras áreas, a cada ano
... o volume I - 2010, está em elaboração, com lançamento previsto para abr/2011
- OBRAS ESPARSAS - obras diversas que retratem Taubaté ou taubateanos, sem estarem dispostas numa série como as acima identificadas;
... publicamos o Discurso á Félix Guisard Filho, que proferi em 27/Out/2004.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TAUBATEANOS Volume 3 - out/2010

Mini-biografias de filhos e moradores
de Taubaté no Terceiro Milênio

Autor - LUIZ ANTONIO CARDOSO - Edições LAC
1ª Edição - Out/2010; 2ª Ed. - Nov/2010; 3ª Ed. - Dez/2010


----------------------------------------------------------------------------------

PREFÁCIO

Certo dia, na Divisão de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico de Taubaté, mais precisamente no local de meu trabalho, a sala do Arquivo Histórico Félix Guisard Filho, recebi a visita de um jovem senhor de presença marcante, por sua fala suave e gestos elegantes, que me presenteou com dois exemplares de sua autoria intitulados “TAUBATEANOS: Mini-biografias de filhos e moradores de Taubaté no terceiro Milênio”, volumes 1 e 2.

Fiquei entusiasmada com seu projeto!

Lá estavam as mini biografias daqueles que, sem saber, continuam a tecer a História de Taubaté. Pessoas incógnitas que, exercendo suas atividades nos inúmeros setores da sociedade, trabalhando e vivendo em Taubaté, sem participarem de nenhum “panteão”, são os autores e atores da continuidade da memória e identidade taubateana.

Pessoas que, simplesmente, estão vivendo e deixando, às vezes até sem se darem conta, seus rastros na composição de um colorido mosaico social.

Por força de meu trabalho, que consiste em pesquisas variadas sobre a História de Taubaté, sinto, mais do que ninguém, a importância deste projeto do Luiz Antonio Cardoso. Quantas vezes senti uma necessidade imensa em saber mais sobre este ou aquele cidadão taubateano citado nas Atas da Câmara ou em algum documento dos tempos passados e... nada encontro! Que falta faz para o pesquisador encontrar subsídios sobre cidadãos comuns, aqueles que não deixaram fato “notável” algum, mas nem por isso desprovido de uma grande significação para o entendimento do pensamento de uma determinada época.

Para exemplificar o que acima afirmo vou discorrer rapidamente sobre um assunto que, nos idos de 1874, foi muito importante para Taubaté.

Nesse ano, Taubaté foi assolada por uma fortíssima epidemia de varíola que, na época, era conhecida como “bexiga”. Foi tão forte essa onda epidêmica que, quem teve condições abandonou a cidade – inclusive alguns Vereadores sendo preciso a chamada de Suplentes para dar continuidade aos trabalhos, mais do que nunca, necessários. A mortandade foi tão grande que a Câmara precisou escolher um novo local para enterrar os que morriam de bexiga. Uma outra precaução tomada pela Câmara foi que esses mortos deveriam ser retirados de suas casas no período da noite, em carroções apropriados para o recolhimento do maior número possível de cadáveres. Então, à noite, ouvia-se o chiar do carroção tomando direção ao cemitério.

Como pesquisadora, pergunto eu: quem colocava esses cadáveres nos carroções? Quem enterrava essas pessoas? Esses incógnitos não estariam também apavorados com medo do contágio?

Quem eram esses abnegados?

Não há absolutamente registro algum sobre essas pessoas.

Vejam como também é de suma importância a história dos “desconhecidos”!

Ah, Luiz Antonio, ainda bem que no Terceiro Milênio você está preenchendo essa lacuna! Futuros pesquisadores terão uma fonte maravilhosa em seu trabalho.

Deixo aqui, portanto, minhas congratulações, meus votos de muito sucesso e meu apoio incondicional ao seu trabalho.

Taubaté-SP, Outubro de 2010

LIA CAROLINA PRADO ALVES MARIOTTO
Paleógrafa da Divisão de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico de Taubaté-SP
Licenciada em História (UNITAU) e Especialista em Paleografia (USP)
membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos

----------------------------------------------------------------------------------

MENSAGEM DO AUTOR

Este livreto – terceiro volume da série sobre os taubateanos dos nossos dias - não possui o intuito de ser completo, pois seria uma missão inconcebível. O objetivo concentra-se na ideia de prestar uma pequena homenagem ao povo da inesquecível Taubaté, terra que me viu nascer. Como seria inviável citar todos os cidadãos taubateanos, apresento, neste volume, apenas 43 cidadãos que habitam ou habitaram nossa urbe.

Taubaté viu nascer pessoas como Monteiro Lobato, dentre outros tantos ilustres personagens. Aqui veio residir Amacio Mazaropi, o grande gênio do cinema brasileiro. Tivemos, nesse solo abençoado, Felix Guisard, Epaminondas Nunes D´Avila, Artur Audrá, Gentil de Camargo Leite, Felix Guisard Filho, Cesídio Ambrogi, Emílio Amadei Beringhs, Carlos Rizzini, Pedro Costa, Emílio Winter, Anderson Fabiano, Celi Campello, etc. Todos eles contribuíram em demasia com o povo taubateano e brasileiro, seja na literatura, no cinema, na indústria, na medicina, na religião, na política, no ensino, no comércio, na radiodifusão, no jornalismo, na agricultura, nas artes... cada um em sua área, dentro de seus conhecimentos. Porém, este livreto não prestará a merecida homenagem a esses cidadãos que glorificaram nosso passado; ficará para uma vindoura oportunidade numa outra série, pois este é momento de mostrarmos quem são os taubateanos do novo milênio. Apresentamos algumas dezenas de pessoas que nasceram ou residiram em Taubaté, todos vivos neste inicio de milênio. Adotamos o critério a seguir: todos os que residiram ou mesmo trabalharam em Taubaté, independente de título outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores, ou de terem nascidos nesta cidade, poderão estar presentes nas páginas do livreto, pois emprestaram suas presenças, suas vidas, para comporem um pouco da história e da alma deste município.

Sabemos que este livreto poderá ser, para alguns, um tanto enfadonho de ler. Porém, realmente não tivemos a intenção de apresentar uma leitura agradável, como são as poesias de Geraldo de Oliveira; as histórias de Lobato ou de Camões Filho; as crônicas de Emílio Amadei Beringhs; as trovas de Dias Monteiro ou de Oscar Soares; os sonetos de Cesídio Ambrogi ou de Dom Antonio Affonso de Miranda; os haicais de Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto. Também não buscamos um livreto que se torne um best-seller. Nossa intenção é, unicamente, contribuir para com a história, deixando registrado para as futuras gerações, alguns nomes, que faziam a história da cidade de onde se vê a pedra grande... que atravessaram em suas atuais existências, o limiar dos milênios do calendário gregoriano.

Faz-se premente ressaltar que este livreto não possui a intenção de ser elitista. Serão citadas pessoas conhecidas, que por motivos profissionais ou outros diversos, costumam ter seus nomes figurando em jornais ou revistas, e outras que provavelmente nunca tiveram seus nomes impressos ou comentados em quaisquer meio de comunicação, porém, que auxiliaram a compor a alma taubateana, mesmo na simplicidade de suas vidas! Assim como o escritor Paulo Campos Azevedo fez outrora, e eu agora o faço, haverão de existir outros que, nas décadas posteriores, queiram perpetuar o momento em que vivem, registrando assim, algumas pessoas que farão parte daqueles momentos, únicos e memoráveis, nas páginas do tempo.

Resolvemos publicar nosso trabalho de documentação em pequenos livretos, de poucas páginas cada, por vários motivos, podendo ressaltar: quanto menor o conteúdo a ser lido, mais facilmente os leitores chegarão às páginas derradeiras, como comprovam diversas pesquisas; podemos fazer a documentação gradativa e ir publicando aos poucos, evitando a demora usual ao fazê-lo; e por fim, muitas pessoas possuem algo a dizer sobre o trabalho a que nos propomos, e editando pequenas edições, damos a oportunidade a várias pessoas, todas integrantes da história taubateana, de compor prefácios que trazem alegria a este autor e que torna mais agradável a leitura das páginas vindouras.

Neste Volume 3 temos a grande felicidade de ler e apresentar o prefácio da grande Professora Lia Carolina Prado Alves Mariotto (que foi citada no Taubateanos – Volume 2), que é Paleógrafa da Divisão de Museus, Patrimônio a Arquivo Histórico de Taubaté – que atua com grande amor em prol do registro histórico de nossa urbe, mesmo sendo natural de Guaratinguetá – e que é licenciada em História, pela Universidade de Taubaté e Especialista em Paleografia pela Universidade de São Paulo. Lia Carolina foi estagiária na Universidade de São Paulo (Centro de Documentação Histórica, Museu Paulista, Biblioteca Central da Reitoria e Instituto de Estudos Brasileiros), na Cúria Metropolitana de São Paulo, no Arquivo Municipal da Cidade de São Paulo e no Arquivo do Estado de São Paulo. Em Taubaté foi Professora das redes pública e particular; é componente do Grupo de Trabalho de Pesquisas Históricas; Gerenciadora de projetos, estudos e pesquisas arqueológicas. É membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos. Participou de diversos fóruns, simpósios, bancas examinadoras, encontros, mesas redondas, conferências, workshops, palestras, conselhos municipais e ciclo de estudos, nas áreas de história e paleografia. É com grande honra que temos, neste momento, nossa humilde obra apresentada por ser humano tão grandioso!

Obrigado Lia Carolina! Obrigado eventuais leitores e leitoras... obrigado a todos o que são, neste momento, citados... documentados, em prol da História de Taubaté!

LUIZ ANTONIO CARDOSO

-----------------------------------------------------------------------------------

ADILSON VALERIO DA SILVA
Nascido em Taubaté, aos 30/Mar/1976. É Técnico Mecânico (2002) e exerce suas funções na empresa Embraer, atuando como Técnico de Qualidade (desde 1999) e também é profissional atuante no sistema de Marketing Multinível. Possui formação católica, sendo que, atualmente se identifica mais com a doutrina evangélica. Tem como seu hobby predileto andar de motocicleta.

ADRIANA MARIA CARDOSO DA SILVA
Nascida em Taubaté, aos 8/Fev/1972, cursou Relações Públicas na UNITAU. É Funcionária Pública Municipal de Caçapava-SP, exercendo o cargo de Fiscal de Serviços Urbanos, desde 1996. Denomina-se “polirreligiosa”, é bailarina de dança do ventre e corredora “solo”. Possui premiações no Mapa Cultural Paulista, no Concurso “Poetas do Vale”, em Taubaté e no Concurso de Contos de Araçatuba, e mesmo com estas premiações e com o talento inegável que revela, considera-se uma “poetisa de gaveta”, ainda sem ter publicado seus trabalhos.

ALBERTO DONIZETI DOS SANTOS
Nascido aos 31/Maio/1970, em Taubaté, é Técnico em Mecânica (Pindamonhangaba - 1988), Desenhista Projetista (São Paulo – 1999) e Técnico em Informática (Taubaté – 2009); Trabalhou na área de mecânica na Liebher Brasil Ltda (1988) e na SKF do Brasil (1989 a 1991) e atualmente é funcionário público estadual da Secretaria da Administração Penitenciária, exercendo funções nas áreas de segurança e informática (desde Mar/1994).

ALDA LOPES DE OLIVEIRA REZENDE
Nascida em Presidente Venceslau-SP, aos 22/Abr/1939, residindo em Taubaté desde 7/Dez/1967. Formou-se Professora I (Presidente Venceslau) e em Ciências (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté). Trabalhou 11 anos como professora em diversas escolas e 20 anos na Penitenciária Feminina de Tremembé. É membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, sendo a atual 1ª Vice-Presidente e é Secretária da UBT – União Brasileira de Trovadores - Seção de Tremembé. Participa de danças, quadrilhas country e caipira, desfiles de moda, fantasias e jogos de Mesa (possuindo inúmeras medalhas ); Já participou em concursos de poesias, contos e trovas, tendo várias premiações literárias. Em 2008 lançou o livro “Laços de Amor”.

ALE VASCONCELOS
Alessandro Cabral de Vasconcelos nasceu aos 18/Ago/1973, em Taubaté. Bacharel em Instrumento (Faculdade de Música Santa Cecília de Pindamonhangaba – 1998) e Pós-Graduado em Arte Educação. Mesmo jovem, já caminha para três décadas de dedicação a música, iniciando com ouvinte de rock (1981), estudante de guitarra (a partir de 1988) e do violão clássico (desde 1994, quando se tornou aluno do Prof. Jaris de Souza Lima). Em 1995 deixa a faculdade de Engenharia, no terceiro ano, para dedicar-se plenamente à música. Na faculdade de música se apaixonou pela música brasileira e pelo jazz e começa a estudar com o grande guitarrista Sidney Rodrigues (1996) onde aprende a arte da improvisação. Atualmente é um dos professores mais procurados da região, atua no cenário musical, com participação em bandas, duos e trios de vários estilos, e compõe trilhas para teatro e dança. É membro da AMORC (desde 1990), dentre outras instituições místicas.

ANGELICA MARIA VILLELA REBELLO SANTOS
Nascida em Guaratinguetá-SP, aos 28/Fev/1935, residindo em Taubaté desde 1961. É formada no Magistério e em Pedagogia (UNITAU – 1976). Foi Professora de primeira a quarta séries, de Inglês e Português (quinta à oitava séries), Orientadora de Saúde e de Educação Moral e Cívica, Diretora de Escola e Assistente de Planejamento da Delegacia de Ensino de Taubaté, aposentada em 1983. É membro da Sociedade de São Vicente de Paulo (desde 1961), onde ocupou diversos cargos, atualmente participando da Diretoria do Conselho Central de Taubaté. É membro titular e co-fundadora da Academia Taubateana de Letras (desde 1999) e Presidente da Seção de Taubaté da União Brasileira de Trovadores, há mais de uma década. Cursou Doutrina Social da Igreja, Estudo Bíblico, dentro outros, na Faculdade Dehoniana de Taubaté, e possui curso de Música e de Inglês. Publicou os livros "Contos, Trovas e Outros Versos" (1992), estudo genealógico de sua família pelos lados materno e paterno (1997), “São David dos Pilões" (romance-2003), "Lembranças da minha terra – Guaratinguetá -Ruas da minha memória" (2009). Possui dezenas de prêmios com trovas, haicais, sonetos, contos, crônicas e poesia livre, destacando-se o Prêmio "Eugênia Sereno", oferecido pelo Instituto de Estudos Vale-paraibanos, pelo seu romance "São David dos Pilões".

ANTONIO DONIZETI CARDOSO
Nascido em Bady Bassitt, aos 27/Maio/1964, residindo atualmente em Tremembé. Graduado em Serviço Social (UNITAU – 2001), quando apresentou o trabalho “A violência nas prisões”, como trabalho de conclusão de curso. É funcionário público estadual desde 1985, exercendo suas funções com grande profissionalismo, tendo atuado na área de segurança na Penitenciária do Estado, em São Paulo (1985 a 1996); foi Diretor Administrativo do CPP de Tremembé (Abr/1996 a Abr/2004); Diretor do CDP de Taubaté (2004) e Assistente Técnico do Coordenador das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, em Taubaté (desde Abr/2007). É católico e pratica esportes por lazer.

BENEDITO DIMAS FERREIRA
Nascido em Taubaté-SP, aos 03/Maio/1965, é graduado em Administração de Empresas (1987) e Letras - Português-Inglês (2004). Trabalhou nos Transportes Rodoviários João Ferreira Ltda. (1980-1985), Expresso Rodoviário Atlântico S/A (1985), Banco Itaú S/A (1985-1990), Indústria de Óculos Vision Ltda. (1987), e na Secretaria de Estado da Fazenda, como Técnico Fazendário Estadual, desde 1990. Participou da Pastoral da Saúde, na Igreja Sagrada Família (1988), foi Secretário do PST - Partido Social Trabalhista e candidato a vereador em Taubaté, em 1992 e 1996. É poeta e trovador premiado e atual Secretário Suplente da Seção de Tremembé da UBT - União Brasileira de Trovadores. Está previsto para Dez/2010 o lançamento de seu primeiro livro.

BERTA BEZNOSAI
Nascida aos 29/Dez/1967, em São Paulo-SP, residindo desde 1976 em Taubaté. Graduada e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade de Taubaté (1991); Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2006); Professora do ensino fundamental ao superior (atualmente na UNITAU e no ITES). Poetisa e trovadora. Membro efetivo da Academia Taubateana de Letras (atual membro do Conselho Fiscal).

CLAUDIO JOSÉ DO NASCIMENTO BRÁS
Nascido em Guaratinguetá-SP, aos 23/Ago/1971, reside em Taubaté desde 1991. É Técnico em Contabilidade (SENAC – 1993) e Bacharel em Economia (UNITAU – 2001). Foi sócio da I F Serviços Contábeis SS Ltda (1993 a 2002), e desde 2002 atua como funcionário público estadual junto ao sistema prisional paulista. Foi seminarista no Instituto Missionário São José, em Taubaté (1991 a 1993).

CLAUDIO LIZIAS AZEVEDO
Nascido em Taubaté aos 09/Fev/1957, é protestante e participa de grupo de orações em sua igreja. É comerciante e prestador de serviços na área moveleira, tendo cursos técnicos na área de lustração moveleira e cursos pelo SEBRAE. Possui como hobbyes a pescaria e o nautimodelismo.

DAVAL PINA PINHEIRO
Nascido em Campos do Jordão, aos 30/Nov/1975, residiu por 7 anos em Taubaté, estando atualmente em Tremembé. É Bacharel em Teologia, licenciado em Letras (UNITAU) e Especialista em Literatura (UNITAU). Professor que aguça a intelectualidade de seus alunos, leciona Língua Portuguesa em escolas municipais (desde 2007), foi professor de literatura da Faculdade Anhanguera (2007 a 2009) e atualmente é professor de pós-graduação na UNITAU. É colunista do Jornal “O Vale”, assinando uma coluna sobre livros. Foi pastor da Igreja Presbiteriana de Taubaté e atualmente declara-se ateu ad-hoc. Possui um interessante site:
www.sobretudo2009.blogspot.com

DAVID FELIPE BATISTA AMÂNCIO
Nascido aos 22/Nov/1988, em Taubaté, é poeta. Técnico em Automação Industrial (ENTEC – 2007) e em Mecatrônica (SENAI – 2009). Foi Campeão Paulista Estudantil de Xadrez, em 2005, representando a Escola “Prof. José Ezequiel de Souza”. Ensinou xadrez por 2 anos no Programa “Escola da Família” e atualmente, como Testemunha de Jeová, ensina “a palavra de Deus – A Bíblia Sagrada”, gratuitamente. Possui um blog dedicado ao xadrez:
davidxadrez.blogspot.com

DENIS PINHEIRO
Nascido em São Paulo aos 21/Mar/1976, reside em Taubaté desde os 3 anos de idade, é casado com Vivian Hekmann Pinheiro - seu nome passou a ser Jefferson Denis Hekmann Pinheiro - e é Testemunha de Jeová. É Bacharel em música / violino (Fac. Mozarteum de São Paulo - 2001), Licenciado em música (Fac. “Carlos Gomes” de São Paulo - 2006), Formado em Regência (Centro de Estudos “Tom Jobim” de São Paulo - 2006), e foi aluno especial da USP, no ano 2000, na classe do Prof. Natan Scwhartzman (EUA/Inglaterra). É Professor de violino, viola (orquestra), e membro do Quinteto de Cordas de Taubaté. Foi convidado do intercâmbio Brasil/França, em 2000, dando recitais na França (Paris, Sevres e Bellegarde). Participou de diversos Festivais de música, tais como: Campos do Jordão, Poços de Caldas e Curitiba. Com apenas 13 anos integrou a orquestra sinfônica da UNITAU. Quando estudante na Escola Municipal de São Paulo (1995-1999) com o Prof. Carlos Zajdenbaum (França/Bélgica) foi Spalla da Orquestra Jovem de São Paulo e da Orquestra Jovem de Taubaté. Fundou a Camerata Zajdenbaum, trabalho que levou muitos de seus alunos a ganharam bolsas para o exterior, e a passaram na USP e UNESP. No ano de 2009 foi o Regente da Orquestra Jovem de Taubaté. Possui uma empresa de alto nível voltada a música para eventos, com o site:
http://www.jadonproducoes.com.br

DENISE MONTEIRO DA PALMA
Nascida aos 25/Jul/1952, em Cruzeiro-SP, reside em Taubaté desde 1972. Formada no Magistério (1972), foi professora do primário, e atualmente atua no “O Charutão”, charutaria de propriedade de sua mãe, localizada na Rodoviária Velha de Taubaté, além de efetuar atendimento clínico psicanalítico em consultório. Adora cuidar de plantas e ama os animais, o que a levou a ser membro da APATA de Taubaté. Possui trabalhos científicos conclusos e apresentados na UNISAL de Lorena-SP e UNIP de São José dos Campos-SP. Parou a faculdade de Psicologia por 18 longos anos onde sofreu de depressão profunda, sendo que aos 52 anos retornou aos estudos, sendo hoje Bacharel em Psicologia (UNITAU – 2007), e atualmente cursando pós-graduação (residência) em Psicanálise (CINP). Considera que “a resiliência é fundamental”.

DÍDIMO GADIOLI FILHO
Nascido em Taubaté, no italianíssimo Distrito de Quiririm, aos 26/Fev/1947, é formado em Educ. Física (Esc. Sup. de Ed. Física de Cruzeiro - 1972) e Bacharel em Direito (UNITAU - 1977). Foi Técnico Esportivo nas modalidades Futebol, Atletismo e Basquetebol. Iniciou nos esportes no futebol mirim do E. C. Quiririm, e depois no Ginásio Diocesano Santo Antonio. Disputou vários campeonatos do futebol amador pela equipe do Quiririm (campeão - 1966), E.C. Imaculada e Independência, e depois em campeonatos de veteranos, participando no time de futebol EC Sereno. Na Liga de Futebol de Taubaté foi Auditor, Conselheiro e Diretor do E.C. Quiririm, chegando a Presidente da Liga. Iniciou a carreira profissional como docente em 1969, tendo dando aulas em Resende-RJ, Jambeiro-SP, Tremembé e Taubaté, onde se aposentou em 2007, sendo que em algumas escolas ocupou o cargo de Vice-Diretor e de Diretor. No SESI iniciou suas atividades em 1978, na área de recreação esportiva e iniciação em natação e basquetebol (modalidade onde formou várias equipes mirins, infantis e juvenis por quase duas décadas). É membro atuante do Panathlon Club Taubaté.

DJALMA JOSÉ DE CASTRO
Nascido em Natividade da Serra-SP, aos 21/Jan/1948, reside em Taubaté desde 1950. Estudou nos tradicionais: Grupo Escolar "Jacques Felix”, Ginásio Diocesano "Santo Antonio" e Instituto de Educação "Monteiro Lobato". Bacharel em Direito (UNITAU), Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal (Fac. Anhanguera), cursou Serviço Social e é Jornalista Profissional. Trabalhou em diversos jornais de Taubaté, região e outros, destacando-se como correspondente do "O Estado de São Paulo" e da “Folha de São Paulo”. Com vasta experiência em assessoria, atuou junto as Secretarias de Cultura, do Trabalho e da extinta Indústria e Comércio, todas do Governo do Estado de São Paulo, bem como na Assembléia Legislativa de São Paulo e na Câmara Federal, sendo hoje assessor da Presidência da Câmara Municipal de Taubaté. Foi Vereador por 4 mandatos em Taubaté (1977-1982, e de 1989 a 2000), sendo Presidente de Câmara Municipal de Taubaté em 1996. Foi Diretor do Grêmio Estudantil do Instituto de Educação "Monteiro Lobato", Presidente da Casa do Estudante, sócio-fundador de Lions Bandeirantes, sócio-fundador do Rotary "Jacques Felix" (sendo seu Presidente em 2000), secretário da Diretoria Executiva do Esporte Clube Taubaté, membro do Conselho da Soapro, Presidente da Loja Maçônica "Frei Caneca", Vice-Delegado do Grande Oriente Paulista no Vale do Paraíba, membro da série interna da Sociedade Brasileira de Eubiose. Foi contemplado com a Medalha “Duque de Caxias”, do Exército Brasileiro, e com o Diploma do tri-centenário de Mariana.

EDSON VALDEMIR DE MELO
Nascido aos 30/Out/1964, em Taubaté, cursou o ensino médio na E.E.P.S.G. “Jaques Felix”. Trabalhou na TELESP (1983 a 1993), e desde 1994 é funcionário público, junto a Secretaria da Administração Penitenciária, do governo paulista. Possui grande fé em Deus, e é adepto do velho ditado popular “Deus ajuda a quem cedo madruga”. Participou de CIPA´s na TELESP e junto a Secretaria de Estado onde atua no momento (considerando esta última uma frustração). É admirador e praticante do kung-fu, “a milenar arte e sabedoria oriental”, é poeta, tendo sido premiado com menções honrosas em concursos em 2006 e 2009, e administra seu interessante e utilíssimo blog pessoal:
www.edsonmelosintonia.blogspot.com

ELEONAI PINTO SILVA BONO
Nascida em Taubaté, aos 31/Mar/1982, já trabalhou como diarista, ajudante de bar e atualmente é garçonete e possui um bazar em sua residência. Foi criada em berço evangélico, possui grande afinidade com a doutrina espírita, mas não frequenta nenhuma religião. Considera Taubaté “uma cidade muito boa para se viver, onde pretende ficar toda sua vida”.

FABIANO FONSECA
Nascido em Taubaté, aos 12/Maio/1981. Formado em Educação Física (UNITAU – 2003). Pós-Graduado em Musculação - treinamento de força (2005-2006) e em Treinamento Desportivo (2007-2008), pela UFG - Universidade Gama Filho. Trabalhou nas Academias Eunes (2003) e Pelicano (2004-2006), e nas Prefeituras de Tremembé (2006-2007) e de Taubaté (2008-2009). Atuou como professor de musculação, natação, futebol de campo, além de elaborar vários projetos sociais, culturais e esportivos. Como jogador de tênis de mesa representou Taubaté na Liga de Tênis de Mesa do Vale do Paraíba (1999-2001), e hoje pratica por lazer, além do tênis de mesa, basquete, xadrez e corridas. Atualmente é comerciante, com a lanchonete “Pé de Açaí”, no Jardim Califórnia.

GERSON ORNELLAS PEREIRA DA SILVA
Nascido aos 19/Jan/1973, em São Paulo-SP, morou em Taubaté até o final da década de noventa. Técnico em Patologia Clínica (1991), Bacharel em Administração de Empresas (UNITAU – 1998) e Pós-Graduado em Administração Hoteleira (Fac. SENAC - 2001). Foi funcionário público estadual do Governo paulista (1994 a 2010). Enxadrista, disputou quatro Jogos Regionais, defendendo a Equipe do Município de Roseira-SP. Atualmente reside em Sinop-MT, onde ocupa o cargo de Agente de Tributos Estaduais da Secretaria da Fazenda do Estado de Mato Grosso.

GUIDO DE MOURA SALLES JUNIOR
Nascido em Taubaté, aos 16/Maio/1963. Graduado em Ciências Contábeis (UNITAU – 1990). Atuou como metalúrgico nas empresas Daruma e Volkswagen, foi funcionário da empresa Prolim, e desde 2001 atua como funcionário público estadual, sendo atualmente Diretor Técnico do Núcleo de Inteligência e Segurança Penitenciária da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral. Atua como Coordenador de Liturgia da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Igreja Santa Terezinha), foi dirigente do Movimento Shalon de Taubaté e Presidente (e atual Diretor) do Bloco Carnavalesco “Unidos do Boné Véio”. Em 2007 recebeu o Diploma de “Amigo da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)” do Exército Brasileiro. É defensor do “respeito ao ser humano não somente em suas virtudes, mas principalmente em suas deficiências e carências”.

GUILHERME GUIMARÃES FELICIANO
Nascido aos 17/Jan/1973, em Taubaté. Em 1989 ingressou (Colégio Naval), na Marinha de Guerra do Brasil. Bacharel em Direito (USP), foi o primeiro colocado no Concurso para Juiz do Trabalho Substituto (1997), tendo exercido seu mister em Campinas, São José dos Campos, retornando a sua terra natal. Doutor em Direito (USP - 2004), é professor universitário, Diretor para Assuntos Legislativos da AMATRA-XV, membro de Comissões na ANAMATRA e autor de monografias jurídicas. Poeta, é membro efetivo da Academia Taubateana de Letras.

HELEM VOLKART MENDOZA
Nascida em Guaratinguetá-SP, aos 13/Mar/1973, reside em Taubaté desde 1993, e afirma que esta é a cidade de seu coração. Graduada em Administração de Empresas (UNIP de São José dos Campos – 2004), foi Encarregada do Setor deEmplacamento no CIRETRAN de Taubaté (1995 a 2000), Especialista em Leasing/CDC no Banco Santander (2003 a 2008) e atualmente é Representante Comercial para o Vale do Paraíba da Empresa Ligação, que atua no ramo de materiais elétricos. É espírita kardecista, e tem como hobbies o cinema, passear em shoppings e frequentar barzinhos, além de ser adepta da musculação e da caminhada. Tendo trabalhado como recepcionista, em 1994, no Hotel Fazenda Mazzaroppi, apaixonou-se pelo local e hoje é Proprietária da Chácara “Sonho Meu” (localizada ao lado do Hotel), onde, além de ser seu sonhado lar, compartilha do seu sonho alugando o espaço para eventos em geral.

ILZARA CALDAS SERAFIM
Nascida em Guaratinguetá-SP, aos 02/Jul/1959, reside em Taubaté desde Jun/1999. Formada em Psicologia (Psicóloga), licenciada em Psicologia (habilitação para a docência), e em Administração Escolar na Pedagogia, e especializada em Gestão Educacional com ênfase no empreendedorismo (UNICAMP – 2007), atualmente cursando pós-graduação em Metodologia do Ensino da Educação Superior (Uninter). Atuou como Psicóloga, no Sanatorinhos (1986-1987), no Hospital Bandeira e no Sanatório Nossa Senhora das Mercês, em Campos do Jordão, e clínica em Psicologia (1985 a 1998), em Lorena e Campos do Jordão. Foi professora de doze distintas disciplinas na E.E. “Prof. Theodoro Corrêa Cintra”, em Campos do Jordão (1988 a 1998), e Diretora de Escola em Taubaté (desde Jun/1999), em quatro instituições de ensino estaduais, estando atualmente na E.E. “Amador Bueno da Veiga” (desde Jun/2005). Atuou como Supervisora de Ensino Substituta (Mar/2003 a Jul/2003 e Jan/2005 a Jun/2005). Desde o final da década de 70 apresenta vasta atuação em inúmeros movimentos ligados a Igreja Católica, nas cidades de Lorena, Campos do Jordão, Taubaté, Aparecida e São José dos Campos, nas áreas de liderança, psicologia, voluntariado, assessoria e coordenação, em diferentes níveis (comunidade, paróquia, diocese e arquidiocese), tendo inclusive, sido representante em eventos em nível estadual da CNBB. Foi Conselheira titular do Conselho Municipal de Educação de Campos do Jordão (1997-1998), Presidente do Conselho Municipal de Educação de Taubaté (2006), Conselheira Regional da APEOESP (Sub-sede Pindamonhangaba - 1993 a 1998). Foi filiada ao Partido dos Trabalhadores, participando da Diretoria Executiva de Campos do Jordão (1992 a 1998).

Irmã MARIA GABRIELA PIRES DOS SANTOS
Nome religioso de Márcia Pires dos Santos, nascida aos 01/Mar/1964, em Tremembé-SP. Professora de Línguas (francês, alemão, latim e inglês); e Artes, com experiência em deficientes visuais, música para deficientes auditivos e teatro para deficientes mentais. Foi religiosa (Monja Beneditina) em Campos do Jordão-SP, no período de 1982 a 1993.

JULIANA FERREIRA
Juliana Aparecida Ferreira nasceu aos 03/Mar/1977, em Varginha, Estado de Minas Gerais, residindo em Taubaté desde 1992, afirmando que deseja ficar nesta urbe. É graduada em Artes Cênicas (FASC de Pindamonhangaba-SP - 2000). É Atriz e Diretora Teatral, atualmente no Grupo Fênix de Teatro. É autora da peça teatral “My Gothic play” – drama de terror que trata sobre vários assuntos tabus com vingança, incesto, estupro, traição, pedofilia, etc. Também escreveu e dirigiu as peças “Na redoma de vidro” e “E o sonho da cidade”. Participou também dos grupos teatrais “Vamos a marte”, “Comuniart” e “Camarim”, todos de Taubaté, e de “Os patoques”, em São Paulo - no teatro escola Macunaíma. Possui como ideais de vida, “não deixar coisas mal resolvidas em vida, pois não sabemos o que nos espera após a morte. Se tivermos coisas boas dentro, levaremos e se tiver coisas ruins... também", e ainda, citando o Dr. Alberto Saltiel: “o impossível é apenas uma questão de tempo”.

JÚLIO CÉSAR TAVARES TARGA
Nascido aos 28/Ago/1957, em Taubaté, é comerciário e ambientalista. Graduado em Pedagogia (UNITAU) e Especialista em Educação: História, Cultura e Sociedade (UNITAU). Foi empresário com atuação nos ramos de eletro-eletrônicos, materiais de construção e marketing de rede. Foi Diretor da Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba (1994-96), Agente Pastoral na Paróquia Santíssima Trindade (1996 a 2002), Coordenador do Grupo de Recursos Hídricos do Fórum da Agenda 21 de Taubaté (1999 a 2000). Membro fundador e Presidente da Organização Não Governamental “U.N.A.- Una nas Águas” (2001 a 2005), onde coordenou o Projeto “Aulas Passeio de Educação Ambiental”. Membro fundador do Partido Humanista da Solidariedade - PHS em Taubaté (1999), candidato a Vice Prefeito em 2000 e a Vereador em 2004. Foi membro da Pastoral Diocesana de Fé e Política, Delegado Diocesano na Convenção Nacional de Leigos em Fortaleza (2001), e Coordenador da Câmara Técnica de Cobrança Pelo Uso da Água do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, CBH-OS (eleito em 2001 e reeleito em 2003). Foi Membro do Conselho Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (eleito em 2003), Representante da Sociedade Civil (suplente) no CEIVAP (eleito em 2003). Foi Professor eventual em escolas municipais e estaduais de Taubaté. É Gerente-geral da loja “Tintas Targa” em São José dos Campos.

LUDIMILA MARTINS POMBO ALBANESE
Nascida em Taubaté, aos 28/Jun/1976, porém, sempre residiu em Tremembé. É formada no Magistério (1994), Técnica em Enfermagem (2001) e atualmente cursa Pedagogia. É exemplar funcionária pública estadual (desde Fev/2002), atualmente exercendo, com demasiada competência, suas funções junto a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral. Foi baliza da Fanfarra Municipal de Tremembé (onde alcançou alguns títulos estaduais e regionais), jogadora da equipe feminina de Handboll de Tremembé. Católica, participou da Renovação Carismática, foi vocal no grupo "Rainha dos Anjos" de Tremembé, responsável pela animação de diversos encontros católicos da região (1999 à 2002). Considera a sua maior premiação o fato de ser mãe.

MARCELA FAGUNDES DE TOLEDO DE MORAIS
Nascida aos 09/Fev/1982, em Taubaté, é formada em Administração de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior (UNITAU - 2003) e possui MBA em Gerência Empresarial (UNITAU – 2007). Trabalha, desde 2001, na Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda., em Taubaté, exercendo atualmente o cargo de Analista Financeiro Sênior. É católica e atua pela causa filantrópica, junto à Sociedade São Vicente de Paulo (desde 1989, quando tinha apenas 7 anos de idade) e orgulha-se de ter auxiliado famílias a saírem da situação de pobreza. Possui o bom hábito da caminhada e declara-se apaixonada por Taubaté, já tendo recusado propostas de deixar esta urbe, “que considera a melhor para se morar, viver e ser feliz, e onde quer que seus filhos cresçam”.

MARCIA REGINA SOLER ROMERO
Nascida em São Paulo aos 16/Maio/1966, reside em Taubaté desde os 9 anos de idade. É formada em Psicologia (UNITAU – 1988), tendo inicialmente trabalhado com seleção e recrutamento nas agências de emprego Gente e Contrat, em consultório próprio e no “Desafio Jovem do Vale”. Desde 1991 desenvolve suas funções junto a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, tendo trabalhado no CPP de Tremembé, no CDP de Taubaté (Diretora de Saúde), na Central de Penas e Medidas Alternativas (onde foi convidada a estabelecer os trabalhos, como técnica responsável pelo Departamento e pela implantação em Taubaté) e atualmente na Penitenciária “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé, onde é Diretora de Reintegração e Atendimento á Saúde.

MARCO AFONSO DE FARIA REZENDE
Nascido em Taubaté, aos 27/Dez/1965. Bacharel em Computação e Doutorado não concluído (Adm. em tecnologias). Trabalhou nas empresas Johnson, GM, Embraer e Alcan. Participou da fundação da Cooperativa de Orgânicos do Vale do Paraíba e do PSOL em Taubaté, e integrou o Movimento Gnóstico por 6 anos. Autodidata em poesia (desde 1978) e música (desde 1980), é compositor, com mais de 400 músicas, inclusive os sucessos nacionais “Banquete de hipócritas”, gravado por Zé Geraldo e “De manhã”, gravado por Flavio Venturini. Lançou dois CD´s: “Movimento” (1999) e “Vida Linda” (2004) e é também compositor de jingles. No teatro foi arranjador de peças, Diretor Musical, organizador de coral e sonoplasta, tendo participado de 3 companhias teatrais da região. Organizou exposições (pintura, escultura e poesias), palestras e saraus, produziu shows de Zé Geraldo, Renato Teixeira, Belchior, dentre outros eventos. Apresentou-se em centenas de festivais pelo Brasil, alcançando diversas premiações, tais como: 1º lugar no Festival de Músicas Juninas de São Luiz do Paraitinga (2002), 2º lugar no Festival Aberto de Música de Tremembé (1999), 3º lugar no Festival Musifest-TVE, de Pindamonhangaba (2001). Participou do Festival Viola de todos os cantos, da TV Globo (2004). Seu espaço na internet :
www.palcomp3/marcorezende

MERE OLIVEIRA
Glacimere Britto de Oliveira Pimenta nasceu em Tremembé, aos 05/Jul/1973, porém sempre residiu em Taubaté. É formada em Comunicação Social (UNITAU), Técnica Vocal (EMMAPC “Maestro Fêgo Camargo” de Taubaté); Pós-Graduada em Artes (Uninter), Especializada em performance (Conservatório Antonio Buzzola – Padova - ITALIA e Teatro Guaíra – Curitiba-PR). É Educadora de Canto Coral do Projeto Guri (desde 2007). Tendo sido criada na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, sempre colabora com projetos sociais, realizando eventos beneficentes. Pratica Pilates e natação. Idealizadora e realizadora da série “Passeio Musical”. Gravou CD´s no Brasil e na Argentina. Foi premiada com o 1º lugar no Conc. Nac. de Música Cidade de Araçatuba ( 2001), 1º lugar no Conc. Jovens Intérpretes Francisco Mignone (Rio de Janeiro – 2007), 3º lugar e Prêmio Especial Fundamus no Conc. Internac. Voces Liricas - Rosário - Argentina (2005), 3º lugar no Conc. Internac. Maria Borges – Montevidéu - Uruguai (2007) e Prêmio Especial do Público no Conc. Brasileiro de Canto Maria Callas (2007). Cantou com as Orquestras Sinfônicas e/ou Filarmônicas (São José dos Campos, Montevidéu, Teatro Solís - Montevidéu, Casa de la Ópera de Buenos Aires, de Americana, de Limeira, do Estado do Paraná, dentre outras). Participou de cursos com Tereza Berganza, Mara Zampieri, Bruna Baglioni, Susana Frangi, Susana Cardonett, Antony Hawgood e Carlos F. Aransay. Foi aluna de Joaquim Paulo do Espírito Santo, Neyde Thomas e Alessandro Sangiorgi. Atualmente estuda repertório com M. Vitor Philomeno e Técnica Vocal com o soprano italiana Luisa Giannini, além de receber orientações especiais do mezzo-soprano Graciela Araya.

NADIR DE PAULA
Nascida em Taubaté aos 1º/Ago/1952, Trabalha na Universidade de Taubaté, desde 21/Dez/1987, sendo Auxiliar de Biblioteca há quase 21 anos. Gosta de frequentar bailes, e mesmo não sendo praticante de nenhuma religião, aprecia visitar igrejas evangélicas. Considera que “nunca é tarde para ser feliz" e que “o amor é a essência de tudo, pois enquanto existir o amor existirá vida".

PADRE ZEZINHO – JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA
José Fernandes de Oliveira nasceu em Machado, Minas Gerais, aos 8/Jun/1941, e muito pequeno mudou-se com sua família para a Vila São Geraldo, em Taubaté. Em 1964 começou a compor suas primeiras músicas, em 1966 foi ordenado Padre da Igreja Católica e em 1967 inicia sua carreira de cantor de música católica, hoje com mais de 1.700 músicas divulgadas em mais de 40 países, e com quase 100 discos e CD´s gravados, inclusive com um CD que vendeu mais de um milhão de cópias. Modernizou, utilizando a guitarra elétrica e a bateria nas músicas católicas, o que foi a princípio criticado, porém, hoje sua trajetória é aclamada e suas apresentações são sempre lotadas de fãs por todo o Brasil. Já se apresentou em diversas cidades brasileiras e em muitos países, inclusive cantou para 3 papas. Seu trabalho como músico e como escritor foca, como nenhum outro, os temas da juventude e da família, com demasiada profundidade e atualidade, tendo escrito dezenas de livros e centenas de artigos. É Professor da Faculdade Dehoniana de Taubaté. Fundou, no Conventinho da Vila São Geraldo, o Grupo de Jovens “Nova Geração”, que deixou muitas saudades aos que puderem dele participar. Faz programas radiofônicos e televisivos em emissoras católicas, dentre elas a TV Século XXI.

PEDRO MARTINS BOTELHO
Nascido em Varginha, Estado de Minas Gerais, aos 02/Out/1967, residindo em Taubaté desde 1974. É eletricista, Engenheiro Eletricista (UNITAU – 1998), e funcionário público estadual, exercendo suas funções junto a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, em Taubaté. Participou do Grupo de Jovens “Sagrado Coração” e do Grupo “Nova Geração”, organizado pelo Padre Zezinho, no Coventinho da Vila São Geraldo. Foi jogador de basquete, tendo disputado os Jogos Regionais por Taubaté e praticante de lutas marciais.

RINALDO GOBBO
Nascido em Taubaté, aos 17/Jul/1946. É vendedor e representante comercial. Professa a fé católica, é sócio do Panathlon Club Taubaté, sendo seu atual Presidente (biênio 2010-2011). Considera Taubaté o Coração do Vale.

RODRIGO LUIS SILVA – “Digão”
Nascido em São Paulo-SP, aos 21/Abr/1976, residindo em Taubaté desde 1986. Formado em Jornalismo (UNITAU), atua como Protético, com consultório no Bonfim. Católico, é praticante de esportes (futebol) e apreciador da boa leitura. Filiado ao PSDB, foi eleito em 2008, Vereador em Taubaté, na primeira vez que se candidatou, com 1.946 votos, e busca, conforme suas próprias palavras: “seguir uma linha de seriedade, dignidade e respeito pelo munícipe”. Para saber sobre o trabalho realizado junto à Câmara Taubaté basta acessar o blog:
www.digaoemacao.blogspot.com

RUTILENE MOSCARDO SANTOS NEVES
Nascida aos 28/Mar/1955 em Taubaté. É Educadora Física, com 27 anos de experiência na área de atividade física. Professa a fé cristã, e é poetisa, tendo participado de diversas antologias, como: “O melhor da Web – 2009”, “Antologia do Grupo A.G.U.I.A.” (2010), “Os mais belos poemas de Amor” (2010), “Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea” (2010), “Mãos que Falam” (2010) e “Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos” (2010). Foi uma das finalistas do Concurso Nacional de Poesias “Mãos que Falam”. Possui um site literário:
http://50doce50.spaces.live.com

SILVIA HELENA MURATT
Nascida em Taubaté, aos 15/Dez/1967, trabalhou no comércio durante muitos anos, iniciando em 1981, na Guarda Mirim, até o ano de 1992, quando se casou. Considera-se católica, porém define-se como não praticante, e pensa que “religião não tem especificação, visto que a maioria proclama o nome de um mesmo Deus, e que sua Igreja está dentro de seu coração”. Embora não exerça política partidária, possui demasiada vontade de poder, um dia, auxiliar na melhoria de condições de vida de seus semelhantes.

SILVIA MOURA
Nascida em Araraquara, aos 25/Fev/1954, reside em Taubaté desde a década de 60. Graduada em Pedagogia (FACEG Guaratinguetá). Artista Plástica e escritora, é fundadora e Diretora da Associação Cultural e Pedagógica "Conheça o Vale", onde, através de trabalho literário, passa as crianças um pouco da história da região. Atua também como contadora de histórias. Publicou os livros infantis “Vale do Paraíba” e o “Rio Paraíba do Sul”. Seu blog é:
www.conhecaovale.blogspot.com

SUELI PIRES FAGUNDES GONÇALVES
Nascida aos 25/Jun/1959, em Taubaté, é graduada em Educação Física e Técnico de Desporto (UNITAU – 1981) e em Letras (Fepesmig - Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – 1999). Lecionou no Externato “Santa Luiza de Marillac” (1981 à 1994) e na rede estadual de ensino paulista, de 1981 até abril de 2010, quando se aposentou. É católica, tendo já participado do coral da Igreja Santa Terezinha, e é sócia atuante do Panathlon Club Taubaté, sendo a atual Diretora Social (2010-2011).

VIVIAN DE CÁSSIA PIRES FERREIRA
Nascida em 26/Maio/1983, em Taubaté, trabalha desde os 11 anos de idade, tendo sido Babá, Auxiliar Administrativo (SOAPRO -1999 a 2001, e 2003 a 2006), Supermercado Carrefour (Caixa - 2007 a 2009) e Ótica Globo (Balconista - 2009 a 2010). Pratica corrida pelas manhãs, e alcançou medalhas de basquete (quando criança) e no Taekwondo. Embora se declare agnóstica, crê na existência de algo divino. Com alma artista, participa de aulas de percussão em grupo de capoeira, estuda bateria e desenho, e sonha lecionar bateria e desenho a crianças carentes, bem como formar uma banda só de meninas.

Nenhum comentário: