Participe da Série TAUBATEANOS

Faça contato e participe:
LUIZ ANTONIO CARDOSO - Caixa Postal nº 119 - Taubaté-SP - CEP 12010-970
e-mail:
luizantoniocardoso@gmail.com - Telefone Fixo: (12) 3025-0921 - Celular TIM (12) 8154-2177
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- - Série TAUBATEANOS - Mini-biografias de filhos e moradores de Taubaté no Terceiro Milênio
... 4 volumes lançados (182 mini-biografias) - Início: jun/2010 - o Volume 5 está em elaboração
- Série TAUBATEANOS IN MEMORIAN - Mini-biografias de filhos e moradores de Taubaté já falecidos
... o Volume 1 está em elaboração, com lançamento previsto para fev/2011
- Série O QUE DIZER DOS TAUBATEANOS - crônicas memorialistas sobre minha convivência com pessoas ligadas a Taubaté
... o Volume 1 está em elaboração, com lançamento previsto para Mar/2011
- Série TAUBATEANOS EM RETROSPECTIVA - pequenas citações de fatos importantes ocorridos com taubateanos, de inúmeras áreas, a cada ano
... o volume I - 2010, está em elaboração, com lançamento previsto para abr/2011
- OBRAS ESPARSAS - obras diversas que retratem Taubaté ou taubateanos, sem estarem dispostas numa série como as acima identificadas;
... publicamos o Discurso á Félix Guisard Filho, que proferi em 27/Out/2004.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TAUBATEANOS Volume 2 - ago/2010

Mini-biografias de filhos e moradores
de Taubaté no Terceiro Milênio

Autor - LUIZ ANTONIO CARDOSO - Edições LAC
1ª Edição - Ago/2010; 2ª Ed. - Nov/2010;


----------------------------------------------------------------------------------

PREFÁCIO

Na antiga Grécia, Aristóteles afirmou que “O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre”. Por sua vez, em terras brasileiras, Cora Coralina nos acalentou com o seguinte pensar: “Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo”. Se estabelecermos livre comparativo entre essas “verdades”, é possível concluirmos que o verdadeiro discípulo é aquele que supera seu próprio tempo, porque é pessoa capaz de nos surpreender frente aos mais diversos estorvos impostos pela vida. É capaz de ser poeta, ainda que o mundo se apresente caduco. É capaz de reconhecer valores humanos, ainda que muitos humanos se ocupem apenas de valores.

E assim vejo Luiz Antonio Cardoso, pessoa que constantemente me surpreende. Aquele que um dia, ao me revelar sentir imensa saudade das nossas aulas do Ensino Médio (ocorridas precisamente em 1991, no taubateaníssimo Instituto de Ensino Santo Antônio), brindou minh’alma com o seguinte dizer: “Você me inspirou a escrever meus primeiros versos”. Autor que hoje autoriza o presente prefácio e me permite participar de significativa homenagem a tantos outros mestres e eternos discípulos.

Seu presente livreto, intitulado Taubateanos II, é o segundo volume de uma série que objetiva homenagear personagens significativas da histórica e querida cidade de Taubaté, município do estado de São Paulo, localizado na mesorregião do Vale do Paraíba, sua terra natal. A obra reúne 51 minibiografias de taubateanos (natos e adotivos), todos essencialmente ativos em suas respectivas áreas profissionais.

A proposta “não possui o intuito de ser completa”, afirma Cardoso, pois ele acredita que homens (e a História dos homens) se completam e se complementam em ciclos. Entende que isso “seria missão quase impossível”, como “seria inviável citar todos os cidadãos taubateanos”. Neste momento, revela-nos que “apenas alguns dos habitantes representarão a extensa lista daqueles que muito dignificam a comunidade taubateana”, independentemente do ofício por eles praticado. Afinal, comunga do princípio que o todo é feito por partes jamais isoladas.

Para o autor, ainda que hoje alguns dos citados residam em outras cidades, como pode ser evidenciado nas informações contidas nas respectivas minibiografias, o que existe em comum entre eles é que suas vidas, de alguma forma, estão atreladas à cidade de Taubaté. E isto basta, visto que o vínculo

positivo das personagens é o.que mais importa, porque este é o elemento básico da proposta. Assim, o resultado da pesquisa aqui apresentado não corresponde tão somente ao engajamento geográfico desses profissionais, mas à alma que representam para a História local.

Vale ressaltar que, resguardados os valores daqueles que fizeram a História de Taubaté, seja na Literatura, no Cinema, na Indústria, na Medicina, na Política e em todas as outras áreas do saber, para Cardoso, neste momento, o essencial é apresentar apenas os taubateanos do “agora”. Não nos convém, então, que a proposta seja vista como demérito, porque é comprovadamente ação benéfica ao município. Em síntese, vem somar méritos à comunidade taubateana e jamais desmerecer aqueles já conquistados.

Diferentemente de outras obras, nas palavras do próprio autor, esta não tem “a intenção de apresentar uma leitura agradável, como são as poesias de Geraldo de Oliveira, as histórias de Lobato ou de Camões Filho, as crônicas de Emílio Amadei Beringhs, as trovas de Dias Monteiro ou de Oscar Soares, os sonetos de Cesídio Ambrogi ou de Dom Antonio Affonso de Miranda, os haicais de Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto”. Dentre os objetivos traçados, Cardoso deseja contribuir para a História de Taubaté e registrar, para as futuras gerações, alguns nomes que hoje compõem a já anunciada alma taubateana.

Assim como Paulo Campos Azevedo fez outrora, Cardoso faz agora. Quiçá outros queiram perpetuar outros, em outros momentos, tornando-os únicos e memoráveis, assim como aqueles aqui registrados, os quais se fazem autenticamente presentes neste misterioso Terceiro Milênio.

No atual universo de tantas “celebridades” que nada celebram ou apenas “se celebram”, parabéns àqueles que ousam celebrar pessoas que realmente humanizam nossa História. E Cardoso as celebra com maestria. Afinal, é artista adepto à seguinte máxima aristotélica: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.

Taubaté-SP, 2010

Prof. Ms. JOÃO DE OLIVEIRA
Universidade de Taubaté e Faculdade Santa Cecília
Ator, Diretor e Dramaturgo

----------------------------------------------------------------------------------

AMADEU PELÓGGIA FILHO
Nascido aos 30 de Março de 1960, em Taubaté. Licenciado em Filosofia, habilitado em História e Psicologia; Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais; Pós-Graduado em Direito do Trabalho. Professor; Sócio-Gerente Comercial; Advogado; atual Coordenador do Departamento Jurídico da Mitra Diocesana de Taubaté. Atuante no meio católico: foi seminarista, Presidente da Vila Vicentina de Jambeiro-SP, Presidente do Conselho Central de Taubaté da Sociedade São Vicente de Paula, dentre outras. É membro honorário da Academia Taubateana de Letras.

ANTONIO ALVES CARDOSO
Nascido aos 16 de junho de 1921, em Tremembé-SP, residindo em Taubaté desde os anos cinqüenta. Foi agricultor (iniciando aos 8 anos de idade, na fazenda de seu pai, em terras desapropriadas posteriormente pela Petrobrás, no Bairro do Padre Eterno, em Tremembé), caseiro, servente de pedreiro, pedreiro, auxiliar de limpeza, faxineiro, carreteiro (com carro de boi) e proprietário de depósito de materiais de construção. Católico praticante, é vicentino desde 1937, tendo sido Presidente de sua conferência.

ANDRÉA MAFFETANO
Nome artístico de Andréa Noronha Maffetano, nascida aos 04 de maio de 1974, em Taubaté. Possui formação técnica em Magistério e Artes Plásticas. Católica atuante e filiada ao PSTU. Artista Plástica, Desenhista, Poetisa e Atriz, é membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, e integra o Grupo de Teatro Fênix, de Taubaté. Pertenceu a UBT – União Brasileira de Trovadores – Seção de Tremembé (2008/09).

CARLOS EDUARDO
Carlos Eduardo Moreira Carvalho nasceu em Taubaté no dia 14 de agosto de 1974. Graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade de Taubaté (1996), Pós-graduado em Auditoria e finanças, pelo INPI (1998), em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade de Taubaté (2004), e em Direito Público, pela UNISAL, de Lorena-SP (2005). É Sócio-Proprietário da JAC Contabilidade (desde 1989) e pertence a Maçonaria desde 1997, tendo sido Venerável Mestre da Loja Visconde de Tremembé. É fundador do Primeiro Tribunal Arbitral de Taubaté-TAT e membro fundador da Loja Maçônica Visconde de Tremembé.

CARLOS PEIXOTO
Carlos Roberto Lopes de Alvarenga Peixoto nasceu aos 12 de fevereiro de 1975, em Taubaté. É Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Universidade de Taubaté (2004). Foi bancário, junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco Mercantil do Brasil, e radialista e jornalista na Rádio Cultura e na Rádio Difusora, ambas de Taubaté. É Vereador de Taubaté, no segundo mandato (2005-2008 e 2009-2012), tendo presidido a Câmara Municipal de Taubaté em 2007 e novamente em 2009. É Missionário da Missão Sede Santos, da Igreja Católica, e fundador do Projeto "Razão de Vida" da Missão Sede Santos. Foi Presidente do Esporte Clube XV de Novembro e da Escola de Samba Acadêmicos do Chafariz.

CAROL AUGUSTA
Carolina Augusta dos Santos nasceu em Taubaté, aos 13 de junho de 1980. É Bacharel em Letras – Português / Inglês pela Universidade de São Paulo. Professora, desde os 16 anos de idade, tendo lecionado em diversas escolas particulares, cursinhos e de ensino profissionalizante - Microlins. Participa do Varal de Poesias de alunos da USP. Costuma afirmar que “a vida inteira passou em sala de aula, ao redor de textos famosos e anônimos, e ainda se surpreende o quanto de uma alma cabe num texto”.

CESAR FREDONE
Como é conhecido Cesar Tobias, nascido em Taubaté, aos 06 de dezembro de 1951. É formado pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas “Professor Ulisses Vieira” em Taubaté (posteriormente UNITAU), e em Administração de Empresas pela Universidade de Taubaté. Cursou Contabilidade de Custos Comercial, língua inglesa, Silva Mind Control (controle da mente) e curso de Meditação Transcedental. Praticante do Karatê, do qual é faixa preta. Trabalhou na Ford do Brasil (1972/73), e posteriormente na Swift Armour do Brasil. Porém, o trabalho principal de sua vida iniciou-se aos 9 anos de idade, no Restaurante e Lanchonete de seu pai, Alfredo Tobias, que hoje é dirigido por Cesar Fredone, esposa e filhos, já em sua terceira sede, agora própria. O nome Fredone originou-se de seu pai, que se chamava Alfredo, e que era chamado pelos mais íntimos de “Fredão”, e César, ainda bem jovem, num momento de inspiração, criou o nome “Fredone”, que foi logo aceito pelo seu pai e tornou-se a logomarca, hoje patenteada a nível nacional. A lanchonete e restaurante “Fredone” funciona há mais de 40 anos com este logomarca, mas a família (desde seus avós) possuem já mais de cem anos no ramo.

CINTIA MONTEIRO
Cintia Cristiane Monteiro, nascida aos 21 de junho de 1973, Itabuna-BA, residindo em Taubaté desde 1996. Bacharel em Psicologia pela Universidade de Taubaté (2000). Pertence ao Grupo de Apoio as Pessoas com Câncer, desde 2003. É mórmon, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a apreciadora de música, ballet e dança. Recebeu do Poder Legislativo Taubateano homenagem como voluntária, em 2004, pelos serviços voluntários prestados no Dia Municipal de Combate ao Câncer.

EUGENIO RIBEIRO
Nome artístico de Eugênio Domingos Ribeiro Junior, nascido aos 14/06/1984, em São Paulo-SP, reside em Taubaté desde 2005. É licenciado em Filosofia, pela
Faculdade Dehoniana (2008). Escultor, tem exposto seus trabalhos em exposições, nos espaços culturais da cidade de Taubaté.

JEAN GMACK GOMES
Nascido em Campo Mourão-PR, aos 16 de outubro de 1975, residiu em Taubaté de 1992 a 2007, morando atualmente, por necessidade profissional, no Município de Mongaguá-SP. É Graduado e Mestre (2006) em Administração de Empresas pela UNITAU. É funcionário público estadual desde 2001, atuando (desde 2007), atualmente, como Supervisor de Equipe de Assistência Técnica no Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá. Foi Professor Universitário na UNIP (2004 a 2006), na UNITAU (2006) e na Anhanguera (2006). Alcançou o prêmio de melhor trabalho em Ciências Sociais Aplicadas, no V Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, da UNIVAP, com o trabalho “Avaliação do ambiente de ensino: uma perspectiva discente” (2005). Pertenceu a Delegacia de Tremembé-SP da UBT (2008/2009) e atualmente é membro da UBT - Seção de Tremembé, membro do Conselho Municipal (2009/2010).

JOSÉ LINCOLN SIMEÃO LOPES, FRC
Nascido aos 10 de novembro de 1967, em Taubaté. Graduado em Letras. Funcionário Público Estadual desde 1989, trabalha com educação de jovens e adultos presos. Músico (estuda violão clássico) e enxadrista (tendo participado de alguns torneios). Membro da Ordem Rosacruz – AMORC, desde 1983, foi Mestre do Capítulo Taubaté em 1989 (com apenas 21 anos de idade) e novamente em 2004.

JOSÉ SIDNEY CANTUÁRIO
Nascido aos 08 de abril de 1963, em Taubaté. Funcionário Público desde 1978, sendo Municipal (1978/94) e Estadual (desde 1994). Foi Secretário do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Parque Aeroporto e da Sociedade Amigos de Bairro do Parque Aeroporto; Membro da Sociedade São Vicente de Paula – Conferência São Geraldo Magela. Pertenceu a Delegacia de Roseira-SP da UBT – União Brasileira de Trovadores (2006/2008), a Delegacia de Tremembé-SP da UBT (2008/2009) e atualmente é membro da UBT - Seção de Tremembé, sendo suplente do Conselho Municipal (2009/2010).

KARINA SBRUZZY
Nome artístico de Karina Costa Ramos da Silva, nascida aos 21 de março de 1975 em Taubaté, atualmente reside em Taubaté e no Rio de Janeiro-RJ. Formada em Artes Cênicas pela Escola Macunaíma de Teatro (1996) e Bacharel em Publicidade e Propaganda, pela UNITAU (1997). Atriz e Diretora de Produções da Cia. Draga de Correctos e Antárcticos. Professora de Teatro (1994 a 2005). Produtora da Revista TAL. Atuou em diversas peças teatrais, protagonizando atualmente “Doida Varrida” (desde 2005 em cartaz), que a levou em turnê a Portugal (2006) e às críticas favoráveis de especialistas brasileiros e portugueses. Participou do Programa “Sob Nova Direção”, da Rede Globo (Nov/2005). Sempre auxilia seus semelhantes e sendo também defensora dos animais, dedica especial carinho aos cães que recolhe das ruas.

LAMARQUE MONTEIRO
Nascido aos 13 de outubro 1952, em Taubaté. Bacharel em Ciências Jurídicas pela UNITAU (1980); Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo (desde 1975), exerceu suas funções na Polícia Militar de 16/02/1972 até 16/05/2005, quando deixou a corporação na patente de Tenente Coronel da Reserva. Instalou o 46º Batalhão da Polícia Militar em São José dos Campos (2000); foi comandante do 5º BPMI "Gen. Salgado", em Taubaté (Jan/2002 a Maio/2005). É Presidente do Clube dos 21 Irmãos Amigos de Taubaté (2006/2008 e 2009/2010), e ex-Presidente do Panathlon Clube Taubaté (2006/2007 e 2008/09). É o atual Presidente da Casa São Francisco de Idosos de Taubaté. É Escultor, Pintor e Tecladista. Atleta, participa de corridas de rua, alcançando diversas premiações e tendo idealizado a prova pedestre “General Salgado”, de Taubaté. Lançou o livro “Casa de Custódia de Taubaté” (2006). Poeta e trovador, pertenceu a Delegacia de Tremembé-SP da UBT (2008/2009) e atualmente é membro da UBT - Seção de Tremembé, sendo suplente de Diretoria e Chefe de Cerimonial nas festividades da instituição (2009/2010).

LETÍCIA DA SILVA MARTINS
Nascida aos 31 de agosto de 1985, em Taubaté. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Taubaté (2006), premiada com o artigo "Diário de Taubaté: sobrevivente no tempo" (UNITAU-2006). Foi Jornalista da CNBB – Regional Sul-3 (2007) e é repórter colaboradora da Revista Família Cristã.

LIA CAROLINA PRADO ALVES MARIOTTO
Nascida aos 29 de agosto de 1944, em Guaratinguetá-SP, reside em Taubaté desde 1967. Licenciada em História pela Universidade de Taubaté, Especialista em Paleografia pela Universidade de São Paulo (Bolsista FAPESP), conta com inúmeros cursos de extensão e foi estagiária na Universidade de São Paulo (Centro de Documentação Histórica, Museu Paulista, Biblioteca Central da Reitoria e Instituto de Estudos Brasileiros), na Cúria Metropolitana de São Paulo, no Arquivo Municipal da Cidade de São Paulo e no Arquivo do Estado de São Paulo. Em Taubaté foi Professora das redes pública e particular; Funcionária Pública Municipal, como Paleógrafa. Componente do Grupo de Trabalho de Pesquisas Históricas; Gerenciadora de projetos, estudos e pesquisas arqueológicas. É membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos. Participou de diversos fóruns, simpósios, bancas examinadoras, encontros, mesas redondas, conferências, workshops, palestras, conselhos municipais e ciclo de estudos, nas áreas de história e paleografia.

LISSANDRO NOGUEIRA ZAMANA
Nascido aos 27 de maio de 1978, em Bragança Paulista-SP, residiu em Taubaté de
2005 a 2009. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (2001). Foi Funcionário Público Estadual (de 2002 a 2009), exercendo as funções de Assistente Técnico de Direção e de Assistente Técnico de Coordenador, na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral. Atualmente dedica-se a trabalho de recuperação de dependentes químicos, na cidade de Bragança Paulista-SP.

LORIS TURRINI
Nascido aos 16 de abril de 1933, em Carrara, na ITÁLIA, e reside no Brasil desde 1957 e em Taubaté desde 1959. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Taubaté (1978). Técnico Industrial, trabalhou 35 anos na empresa Ford, onde se aposentou. Membro do Panathlon Club – Seção de Taubaté, tendo sido Presidente e atual Tesoureiro. Tem como passatempos acompanhar os esportes, em especial o futebol, caminhar, navegar pela internet e dedicar-se à família, tendo um casal de filhos e três netos. Poeta e trovador, pertenceu a Delegacia de Tremembé-SP da UBT (2008/2009) e atualmente é membro da UBT - Seção de Tremembé, sendo o atual Diretor de Eventos (2009/2010).

LUCIANO NEVES DE LIMA
Nascido aos 23 de setembro de 1972, em Taubaté. Comerciante proprietário da conhecidíssima e bem freqüentada Papelaria Papeline, na Chácara do Visconde. Enxadrista, é membro da Equipe de Xadrez de Taubaté desde 1986, tendo sido Campeão em vários torneios regionais, contando com cerca de 80 troféus e medalhas. É Apologista católico.

LUIZ ARTHUR MOURA
Nascido aos 25 de outubro de 1966, em Três Rios-RJ, residindo em Taubaté desde 1998. É Bacharel em Ciências Jurídicas; Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho; Mestrando em Direitos Sociais e Cidadania. Professor Universitário da Universidade de Taubaté (desde 1996) e da UNISAL de Lorena. Advogado (atualmente na UNITAU), foi Assessor Jurídico do Município de Roseira e Procurador Jurídico dos Municípios de Guaratinguetá e de Potim. É Juiz do Tribunal de Justiça Maçônico, do Grande Oriente Paulista; membro da Academia Maçônica de Letras; membro da Ordem Rosacruz – AMORC. Membro efetivo da Academia Taubateana de Letras.

Pe. LUIZ CARLOS DA SILVA – Pe. LUIZINHO
Nascido aos 27 de fevereiro de 1946, em Taubaté. Graduado em Pedagogia (1973), Filosofia (1976) e Teologia (1980); Mestre (1986) e Doutor (1992) em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Ordenou-se sacerdote da Igreja Católica em dezembro de 1981. Trabalhou em São Bento do Sul-SC (1981/83), na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila São Geraldo, em Taubaté (1986/88 e desde 2007), e na Obra Social Vila Aparecida (1994/2002); Capelão das Irmãs Carmelitas de Tremembé (2002/06). Na Faculdade Dehoniana foi Diretor Acadêmico e Coordenador de Teologia (desde 2007). Membro da Sociedade de Teologia e Religião (Belo Horizonte-MG), considera de suma importância o trabalho pelo magistério.

LYGIA THEREZINHA FUMAGALLI AMBROGI
Nascida aos 25 de outubro de 1915, em Deodoro, atual Piraquara-PR, reside em Taubaté desde 1933. Foi Professora de Geografia, ginástica, dança, canto e declamação. Jornalista e advogada; Escritora premiadíssima, é poetisa, trovadora e sonetista. Ativista cultural; organizadora de festivais beneficentes. Fundou, em Taubaté: Grêmio Arcádia; Serviço de Proteção à Criança; Jornal “O Diferente”; Clube do Lazer. Possui décadas de trabalho em prol dos menos favorecidos, organizando campanhas filantrópicas. Membro efetivo da Academia Taubatena de Letras, já recebeu muitas homenagens e condecorações, inclusive o título de Cidadã Taubateana (1967). Pertence a UBT - Seção de Taubaté. É viúva do famoso professor, poeta e trovador Cesídio Ambroggi.

LUCIANA PELOGGIA GIANESINI
Nascida aos 06 de setembro de 1981, em Tremembé-SP. Licenciada em Ciências Biológicas (2003) e em Jornalismo (2008) pela Universidade de Taubaté. Exerce a função de Auxiliar Administrativo na Universidade de Taubaté, desde 2003. Poetisa premiada, cantora e letrista, vocalista da Banda Páresys, que atua nas celebrações da catequese na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da Vila São Geraldo, em Taubaté.

MARCELO MATSUDA FUJII
Nascido aos 08 de fevereiro de 1974, em Mogi das Cruzes-SP, reside em Taubaté desde 1980. Graduado em Odontologia pela UNESP (1995). Possui experiência profissional como Professor de Kumon, Cirurgião-Dentista e funcionário público. É cristão, cultor da leitura, cinema, viagens, grupos de estudo, xadrez e vôlei. Refere-se a São Paulo-SP como “trabalho, agitação, mundo globalizado, diversidade e diferenças culturais” e a Taubaté como “refúgio, paz, descanso, harmonização do pensamento e do espírito”.

MARCELO SANTOS REIS
Nascido aos 24 de dezembro de 1968, em Taubaté. Licenciado em História pela Universidade de Taubaté (1997). Funcionário Público Estadual desde 1992, sendo, desde 2006, Professor de História em Caraguatatuba-SP. Astrônomo amador, fundou a Associação Taubateana de Astronomia (1996), sendo, na época, o 1º Vice-Presidente. Amante dos esportes, se dedica ao Caratê (Faixa Preta no Estilo Gojuriu), e ao atletismo, como fundista.

MARIA MARLENE NASCIMENTO TEIXEIRA PINTO
Nascida aos 12 de junho de 1947, em Jacareí-SP, residindo em Taubaté desde 1974. Especialista em Língua Portuguesa formada pela Universidade de Taubaté (1997). Professora com experiência da alfabetização ao ensino superior, atualmente leciona na Guarda Mirim e Anhanguera Educacional. Escritora, premiada em concursos de trovas, poesias, haicais, sonetos e crônicas, publicou o livro de poesias “Na dor de uma saudade” (2003); e participou em várias coletâneas. Colunista nos jornais “A Voz do Vale” e “Gazeta da Estiva”, fundou o “Joccal”, o primeiro jornal do Colégio Comercial de Taubaté. Membro efetivo da Academia Taubateana de Letras (atual Presidente - 2009/2011) e da União Brasileira de Trovadores – Seção de Taubaté (atual Vice-Presidente de Administração – 2009/2010).

MARIÁ MARTINS DE CASTRO GAMA
Nascida aos 26 de agosto de 1961, em Cunha-SP, residiu em Taubaté de 1968 a 1991, e mora atualmente em Tremembé. Fotógrafa profissional (1980/1998), é Funcionária Pública Estadual desde 1998, atuando na Sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral. Membro da Pastoral da Catequese da Comunidade Nossa Senhora das Graças, da Flor do Vale, em Tremembé-SP. Premiada em concursos de fotografias e de trova. Poetisa, trovadora e cronista, pertenceu a Delegacia de Tremembé-SP da UBT (2008/2009) e atualmente é membro da UBT - Seção de Tremembé, sendo a atual Vice-Presidente de Finanças (2009/2010).

MARIA MÉRCIA AGOSTINHO MARCONDES
Nascida aos 12 de abril de 1952, em Taubaté. Graduada em Pedagogia, com diversos cursos de aperfeiçoamento e congressos, aprovada em diversos concursos públicos, aposentou-se como Supervisora de Ensino. Foi Delegada de Ensino, Vereadora (1993/96), Vice-Prefeita (1997/2000) e Diretora do Departamento de Educação, Cultura e Esportes de Taubaté (1997/2000), quando criou o inesquecível e importantíssimo “Solar das Artes”, que infelizmente não foi mantido pelas administrações subseqüentes, deixando órfãs a cultura, as artes e a literatura de nossa cidade. Membro de diversas instituições sociais e culturais, destacando-se a Academia Taubateana de Letras, da qual é fundadora e ex-Presidente por dois mandatos (2001/2003 e 2007/2009).

MAURO CASTILHO GONÇALVES
Nascido em Taubaté, aos 25 de maio de 1966. É graduado em Filosofia, pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1985), especializado em Psicopedagogia, pela Universidade de Taubaté (1992), Mestre em Educação (História e Filosofia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutor em Educação (História, Política, Sociedade), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), onde apresentou a tese: "Cidade, cultura e educação: o projeto de modernização conservadora da Igreja Católica, em Taubaté, em meados do século XX". É Prof. Assistente Doutor de História da Educação na UNITAU, desde 1992 e Coordenador do Centro de Documentação e Pesq. Histórica da UNITAU, desde 2003. Publicou o livro "Fontes para uma história da educação em Taubaté e a inauguração do Grupo Escolar Lopes Chaves" (2002).

MAURO DOS SANTOS
Nascido aos 12 de março de 1964, em Taubaté. Comerciante, sócio-proprietário da Ananda Bombonieri (desde 1996). Artesão, tendo exposto seus trabalhos em feiras de artesanato; foi Fotógrafo amador e baixista de uma banda de rock. É esportista, dedicando-se, como hobby, ao ciclismo de longas distâncias. É representante, juntamente com sua esposa Nidia, da Forever Living Productions, desde 2009.

MONIK HELEN MENASSA SILVA
Nascida aos 21 de novembro de 1986, em Taubaté-SP, residindo em Contagem-MG desde 2007. Enxadrista, Professora de Xadrez da Prefeitura Municipal de Taubaté, recebeu o título de Destaque Esportivo nos anos de 2004 e 2006 e possui diversas premiações tanto em competições individuais como por equipe, defendendo Taubaté.

NELSON AFFONSO VIEIRA JÚNIOR
Nascido aos 26 de maio de 1957, em Taubaté. Técnico em Química. Funcionário Público Estadual desde 1978, atual Diretor da Quarta Divisão Seccional de Despesa de Pessoal da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda, em Taubaté (substituto desde 1985 e titular a partir de 1996). Recebeu a placa de 1ª colocação na “1ª Campanha do Banco de Idéias” - Modernização CAF (2000). Muito apegado aos familiares, declara a imensa saudade que sente de seu pai. Alcançou o terceiro lugar no “1º Concurso de Poesias e Fotografias Espaço CAF” (2005), com a foto “A lua me disse”. Foi citado, junto com seu pai, no livro “Memórias Familiares”, escrito pelo Dr. Otávio Condino.

NILZA FÁTIMA DA SILVA
Nascida aos 1º de setembro de 1958, em Tremembé, reside em Taubaté desde a infância. Técnica em Contabilidade (1977). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Taubaté (1992). É Funcionária Pública Estadual desde 1992. Na Vila Aparecida foi Secretária da Sociedade de Amigos de Bairro e membro da Pastoral da Criança.

NILZINHA - MARIA NILZA FRANÇA GUIMARÃES
Nascida aos 21 de abril de 1954, em Taubaté-SP. Formada no Magistério; Graduado em Educação Artística. Trabalhou no Banco Nossa Caixa, de 1976 a 2005. É trovadora e integra a oitava geração da família do 1º santo brasileiro, Frei Antonio de Sant'Anna Galvão.

PERSIA SEMINTILLI
Nascida aos 21 de setembro de 1956, em Taubaté. Graduada - Licenciatura Curta em Biologia pela Universidade de Taubaté (1979) e Biblioteconomia e Documentação (1990). Funcionária Pública Municipal desde 1977. Possui como hobby a prática de trabalhos manuais (tricô, crochê e culinária) e a leitura, tendo trabalhado com encadernação de livros. Está na direção da Biblioteca Municipal de Taubaté desde 1993, onde abriu importante espaço aos escritores e artistas, para exporem suas obras e realizarem saraus, encontros e concertos, sempre inesquecíveis. Foi homenageada pela UBT – União Brasileira de Trovadores – Seção de Tremembé, em 2009, pelos seus relevantes trabalhos em prol da cultura de nossa região.

RALFUS MARCEL DE CARVALHO
Nascido aos 09 de janeiro de 1971, em Tremembé-SP. Cursa Economia. Foi Programador de Informática (1992/96) e Vendedor (1996/99). Músico, lançou o CD “Nós por exemplo”, pela Banda Bagatela. Enxadrista, da Equipe de Xadrez de Taubaté, é Professor de Xadrez (desde 2000) e co-idealizador do Projeto “Xadrez nas Escolas”, que viabiliza aos jovens da cidade, bolsas de estudos em colégios particulares (como COTET e Progressão), na Universidade de Taubaté e em escolas de idiomas, como o CNA.

RACHEL DUARTE ABDALA
Nascida aos 09 de junho de 1976, em Mogi das Cruzes-SP, reside em Taubaté desde 1986. Formada no Magistério pela Escola Estadual “Monteiro Lobato” (1994); Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (1999); Mestre em História e Historiografia da Educação, pela Universidade de São Paulo (2003 - Bolsista CAPES). Na Universidade de Taubaté é Coordenadora de Atividades de Extensão, do Núcleo de Apoio a Eventos – NAE, eleita para o Conselho do Departamento de Ciências Sociais e Letras, e Professora de graduação nos cursos de História e de Letras, e pós-graduação (Lattu Sensu). Como pesquisadora, participa de grupos de pesquisas na Universidade de Taubaté e na Universidade de São Paulo; é membro de diversas instituições, e possui publicações impressas e digitais. Alcançou a Menção Honrosa no 7º Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (1999).

REGINA EDITE MARTINS RAGAZINI SANTOS
Nascida aos 09 de julho de 1963, em Taubaté. Técnica em Edificações (1980); Bacharel em Ciências Contábeis (1987). Funcionária Pública Estadual desde 1984, atualmente exerce a função de Controladora de Pagamento IV, na Secretaria da Fazenda de Taubaté, sendo exemplo de servidora pública, tanto na qualidade dos serviços prestados, como no trato para com as pessoas.

ROBSON DOS SANTOS SALGADO
Nascido aos 15 de dezembro de 1971, em Tremembé. Licenciado em Física, pela UNESP. Professor de ensino médio e cursos pré-vestibulares em escolas de todo o Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais. Esportista, representou Taubaté no Karatê, em vários jogos regionais, sendo vice-campeão paulista na modalidade. Foi Presidente do CONSEG de Tremembé (2003).

RUBENS MARCONDES
Nascido aos 10 de junho de 1963, em Taubaté. Foi Segurança Patrimonial, proprietário de lanchonete, atualmente no ramo de produtos naturais com as Lojas “Natureza Mãe”. Representante de Bairro da Chácara Nova Vida e Canaã, em Tremembé-SP, tendo alcançado a instalação da iluminação e telefones públicos, melhoria da rede de esgoto, vinda da coleta de lixo e serviços dos correios. Idealizador da Campanha “Natal Solidário”, em prol de crianças carentes (desde 2001). Participou da Escola de Samba “Boêmios da Estiva” (ajudou a compor samba-enredos), e de corridas de ruas.

SAMUEL MAGOJI SANDA
Nascido aos 20 de setembro de 1981, em Tremembé, reside em Taubaté desde seus primeiros dias. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Mestre em Ciências Sociais, pela mesma PUC/SP (2007). Escreveu “Ensaio sobre a Família Pós-moderna”. Como esportista, pratica o tênis e o xadrez. No momento dedica-se a estudos para concursos públicos.

SANDRO HENRIQUE DE CARVALHO COELHO
Nascido em Taubaté, aos 09 de junho de 1972. Possui experiência profissional na área de Logística (Industrial). É católico, e militante do Partido dos Trabalhadores. Possui grande consideração aos amigos, afirmando que procura ser amigo de todos que o rodeiam.

SIMONE LOBATO DA SILVA
Nascida aos 17 de fevereiro de 1971, em Taubaté. Formada no Magistério e Graduada em Serviço Social, pela Universidade de Taubaté (2005). Trabalhou nas áreas comercial e pedagógica e foi autônoma (com seu próprio negócio). Funcionária Pública Estadual desde 2006, atualmente exercendo suas funções junto a Sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral.

SIMONE SOARES
Nascida aos 26 de março de 1977, em Taubaté (residiu na Vila IAPI, Independência e Centro), atualmente no Rio de Janeiro-RJ. Atriz (cinema, TV e teatro), participou de novelas, minisséries e programas, na Record, SBT e Globo (onde atuou nas novelas “A Lua me disse”, “O Profeta”, “Caras & Bocas” e “Escrito nas Estrelas”, e no “Programa da Xuxa”, “Turma do Didi”, “Sob Nova Direção”, “Casos e Acasos”, “Maysa – quando fala o coração”, “Malhação” e “Aline”). Faz dublagem e locução (como no infantil “Os Sem Florestas”). Atuou em alguns filmes, como e “Xuxa e o Mistério de Feiurinha”, e “Tempo Real” - indicado para o Festival de Gramado-RS e segundo colocado no Festival de Miami – EUA. Impressionante na grande atriz é a simplicidade de seu trato com as pessoas, respondendo, mesmo quase que sem ter tempo para nada, as mensagens de seus conterrâneos e ainda, sempre fazer questão de dizer que é taubateana, sentindo-se orgulho por ter nascido na urbe de Lobato.

SIMONE SUELENE PEREIRA
Nascida aos 18 de agosto de 1974, em Taubaté. Bacharel em Filosofia (2006), especialista em Psicanálise. Autora do artigo “Escavando o poder e descobrindo o sujeito”, publicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Professora em várias escolas taubateanas, organizadora de semanas e cafés filosóficos, cursos e oficinas; palestrante; pesquisadora, busca um mundo melhor, através de suas ações.

SILVIO LUIS COSTA
Nascido aos 08 de outubro de 1967, em São Bento do Sapucaí-SP, residiu em Taubaté entre 1981/1986 e de 1989/2004, hoje em Tremembé, mas sempre presente no dia-a-dia taubateano. Licenciado em Filosofia (1988); Pós-Graduado em ““Globalização e Cultura: Sociologia da Mudança” (1998); Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É Professor da Universidade de Taubaté, da Faculdade Dehoniana e da Escola de Política e Cidadania da Diocese de São José dos Campos. É Sócio-diretor da Empresa AECO – Assuntos Educacionais Costa Ltda. Possui participação social como assessor e coordenador, na igreja católica e em associações de moradores, classistas e partidos políticos, destacando-se como Assessor de Encontros de Fé e Política da Arquidiocese de Aparecida e de dioceses e paróquias. Publicou o livro “Taubaté: o local e o global na construção do desenvolvimento” (2005).

TERESA FERNANDA RODRIGUES
Nascida em Taubaté, aos 14 de outubro de 1977, residindo em Ubatuba desde 2002. Formada no Magistério pelo Colégio IDESA e graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté. Trabalhou no Kaizen Cabeleireiros em Taubaté e atualmente é Professora da Prefeitura de Ubatuba. Embora se declare católica não praticante, faz questão de dizer que se casou na Igreja mais linda de Taubaté: a de Santa Terezinha. Também assevera que nasceu na Vila São Geraldo, em Taubaté, onde foi criada, e onde nasceram seus filhos, e que sente muito pela necessidade que teve de mudar-se de cidade.

VALTENCIR RODRIGUES DA SILVA
Nascido aos 13 de setembro de 1971, em Tremembé-SP, sempre residiu em Taubaté. Licenciado em História pela Universidade de Taubaté (1995). Professor (desde 1996) na Escola Estadual “Dr. Pereira de Mattos” de Caçapava-SP, para alunos dos ensinos fundamental e médio, e desde 2007, lecionando no Centro Potencial, também em Caçapava-SP (escola particular), para o ensino fundamental. Teve experiências com o teatro e com a poesia.

VITÓRIA DE LUZIR
Pseudônimo de Eliana Aparecida Santos, nascida aos 08 de novembro de 1953, em Taubaté. Concluiu o Curso de Magistério, exercendo a função de professora. Escritora, possui contos regionalistas e infantis e poesias místicas e líricas. Sempre presente nas manifestações literárias e culturais de sua cidade, é artesã e amante do saber.

WILIAM SAAD ABDULNUR
Nascido aos 04 de março de 1945, em São José do Rio Preto-SP, em Taubaté desde 1971. Licenciado em Educação Física (1970) e Pedagogia (1972). Possui pós-Graduação em: Atletismo; Administração Esportiva; Futebol; Voleibol; e Administração Financeira e Auditoria. Em Taubaté: foi Professor de Educação Física nas redes estadual, municipal e particular; atuou no SESI (1977/99), onde iniciou suas atividades como Coordenador de Esportes, aposentando-se como Supervisor de Operações Regionais, tendo implantado a área esportiva e idealizado os Jogos da Primavera, de Outono e de Inverno; atleta e depois técnico, levando Taubaté a sua primeira medalha de ouro, por equipes, no atletismo (1973); membro fundador da Associação dos Professores de Educação Física, da Associação de Arbitragem, da Liga de Voleibol, do Fundo de Assistência ao Esporte Amador (1985) e do Panathlon Club Taubaté (sendo seu 1º Presidente, grande liderança regional e atual Presidente 2010/2011). Interventor da Federação Paulista de Futebol de Salão, para reabrir a Liga de Futebol de Salão de Taubaté. Dificilmente encontraremos em Taubaté alguém que tanto fez pelo esporte da cidade, com tanta dedicação, competência e seriedade. Atual Presidente do Distrito Brasil do Panathlon Club.

WLADMIR SALIM MINHOTO
Nascido aos 30 de julho de 1948, em Taubaté. Graduado em Administração de Empresas, trabalhou na General Motors e na Ford. Possui vasta experiência no comércio, tendo sido Proprietário da Padaria Pão Lúcio, e há mais de 20 anos com o “Salim – comida árabe”, com produtos de excelente qualidade (onde encontramos, dentre outros: o tradicional kibe, a esfiha mista, de carne moída com coalhada). Fundador do Clube de Autos Antigos de Taubaté (1987), tendo sido Presidente da entidade. Foi membro do Rotaracty Club Bandeirante e da Casa do Estudante. Colecionador de peças antigas, considera a si próprio um “garimpador” da Barganha de Taubaté, sendo seu freqüentador assíduo.

YGOR MAZZITELLI
Nascido aos 29 de dezembro de 1978, em Taubaté (tendo sido morador do Jardim Califórnia e Vila São Geraldo) e residindo em São Paulo-SP, desde 2003. Foi locutor da Rádio Cacique de Taubaté (1996/2000) e da JP (2000/01), atualmente na Rede Bandeirantes de São Paulo (desde 2000). Participa ativamente dos maiores eventos do Brasil, como Barretos-SP, Jaguariúna-SP, Salvador-BA, dentre outros. Recebeu troféus como melhor animador do verão por três anos consecutivos.

Nenhum comentário: